Política

CMS: Prates apresenta projetos "poderosos" que podem impulsionar eventual candidatura em 2020

BNews/Vagner Souza
Duas matérias atacam pontos sensíveis que naturalmente costumam conquistar muitos votos entre os eleitores  |   Bnews - Divulgação BNews/Vagner Souza

Publicado em 28/05/2019, às 18h52   Henrique Brinco



O titular da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza, Leo Prates (DEM), compareceu pela segunda vez em pouco mais de uma na Câmara Municipal de Salvador, na tarde desta terça-feira (28), por iniciativa própria, para entregar ao presidente da Casa, vereador Geraldo Júnior (SD), o projeto de lei que institui o "Sempre Melhor" e para apresentar o projeto de lei que normatiza o Sistema Único de Assistência Social (SUAS). As duas matérias atacam pontos sensíveis que tradicionalmente costumam conquistar muitos votos entre os eleitores.

Com pedido de tramitação em regime de urgência, o "Sempre Melhor" destina-se, segundo o democrata, ao fortalecimento da política de assistência social e à valorização e incentivo ao funcionamento de entidades da sociedade civil. Entre as principais inovações do projeto, o secretário apontou o auxílio para pessoas em situação de rua pagarem aluguel, atualmente no valor de R$ 300, mas com pretensão de reajuste; e aluguel social para mulheres em risco de morte. 

Já a lei do SUAS é ainda mais ambicioso e prevê a manutenção dos benefícios já existentes no município e a ampliação de direitos a auxílio funeral, moradia, alimentação, documentação, emergência, entre outros, para a população em situação de rua, mulheres vítimas de violência, pessoas com deficiência, em vulnerabilidade e em risco.

O projeto ataca pontos importantes que são alvo de pleitos de vereares - um dos principais, inclusive, é o auxílio funeral. A oposição, presente na apresentação das matérias, fez perguntas "adocicadas" e passou boa parte do tempo elogiando o projeto. O presidente da Câmara Municipal, vereador Geraldo Júnior (SD), pediu atenção especial aos vereadores para dar celeridade a tramitação de ambos os textos. “Vou pedir celeridade na análise do projeto que é de extrema importância por ser da ordem social. A lei do SUAS já está na comissão de Constituição e Justiça, o SEMPRE Melhor foi apresentado hoje e com certeza vou pedir prioridade aos vereadores, respeitando, claro, a tramitação legal”, destacou.

Indagado pelo BNews se a possibilidade de sucesso dos projetos poderiam viabilizar uma pré-candidatura em 2020, Prates desconversou: "Volto a dizer, a minha vida foi uma consequência. É lógico que o trabalho ajuda a lhe colocar em qualquer lugar. Nada resiste ao trabalho. Já disse a vocês que estou à disposição do meu grupo. Sou um homem de grupo. Política não se faz sozinho, se faz em grupo. Faço parte do grupo político de ACM Neto. Estou à disposição para ser tudo, inclusive nada", disse. "Sinceramente, no meu coração, o que mais me realiza é a possibilidade de estar próximo das pessoas que me realizam".

Ressalte-se que o nome de Prates é bem aceito tanto no campo da situação, como também no da oposição na Câmara Municipal. Nos bastidores, comenta-se que ele é o "plano B" do prefeito ACM Neto (DEM) caso o vice-prefeito Bruno Reis (DEM) não consiga construir capilaridade eleitoral até o final de 2019.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp