Política

Happy hour com Rui nesta quarta não diminui ansiedade para divisão de cargos, alertam deputados

Divulgação/YouTube
A esperança era que um desfecho ocorresse tão logo Rui retornasse de viagem oficial aos Estados Unidos  |   Bnews - Divulgação Divulgação/YouTube

Publicado em 29/05/2019, às 11h11   Fernanda Chagas


FacebookTwitterWhatsApp

Após declarações públicas de insatisfação na base, o governador Rui Costa (PT) teria se rendido e resolvido afagar os aliados abrindo as portas do Palácio de Ondina para um happy hour programado para esta quarta-feira (29), com expectativa de muita animação e sem hora para acabar.

Contudo, as bancadas estadual e federal, que há muito esperam pela divisão dos cargos dos 2° e 3° escalão, bem como os regionais, caso dos Núcleos Territoriais de Educação e as Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans), alertam que o encontro não reduz a expectativa do grupo. 

A esperança era que um desfecho para isso ocorresse tão logo Rui retornasse de viagem oficial aos Estados Unidos, o que mais uma vez não ocorreu. 

“A não ser que ele [Rui] esteja preparando uma surpresa para nós, o que achamos muito difícil, afinal trabalho não se mistura com festa”, disse um dos interessados que pediu anonimato, reforçando, que o sentimento da maioria é de estarem sendo cozinhados em “banho maria, sabe-se lá por qual motivo”.

A demora, entretanto, estaria prejudicando, principalmente os parlamentares, em especial os novatos, que ainda não puderam indicar nomes para os cargos, sendo que os deputados não reeleitos ainda mantêm seus indicados nos postos, o que não seria justo. 

Enquanto isso, conforme levantamento do BNews, muitos são os cargos importantes indicação de titulares, somente no âmbito do 2° escalão. Na lista, constam a Embasa e o Detran, os mais concorridos, mas também o Procon, a Fundação Luís Eduardo Magalhães, a Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), a Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), a Agência Reguladora de Saneamento Básico do Estado da Bahia (Agersa) e a Superintendência Baiana de Assistência técnica e Extensão Rural (Bahiater). 

Com isso, reforçam os aliados, não terá happy hour que consiga ‘distensionar a relação”. 

Contudo, o líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia, Rosemberg Pinto (PT), minimiza as possíveis insatisfações. Para ele, o assunto é novidade. “Desconheço insatisfações na base. Muito pelo contrário, vamos fazer um evento de confraternização sem nenhum tema específico a ser tratado no final de tarde de hoje, muito mais em comemoração por termos votado todos os projetos de interesse do governo. Então, para mim é novidade e não posso responder sobre hipóteses”, declarou. 

Ele, no entanto, admitiu que esperava que a divisão de cargos tivesse uma resolução no retorno do chefe do Executivo de viagem ao exterior. “Ele estava tratando disso junto à Cibele [Carvalho, secretaria de Relações Institucionais], e esperava que rapidamente se resolvesse”, admitiu, complementando que o debate está a cargo da Secretaria de Relações Institucionais (Serin). 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp