Política

Após denúncia de contaminação com dejetos hospitalares, deputado vistoria barragem de Zabumbão

Divulgação
A barragem, localizada no município de Paramirim, foi inspecionada também por técnicos   |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 30/05/2019, às 18h59   Tamirys Machado


FacebookTwitterWhatsApp

Presidente da Comissão do Meio Ambiente, Seca e Recursos Hídricos da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), o deputado estadual José de Arimateia (PRB) vistoriou nesta quinta-feira (30) a barragem de Zabumbão, situada no município de Paramirim. O republicano denunciou a preocupação dos moradores com dejetos hospitalares que estariam sendo jogados na barragem, contaminando assim a água.  O parlamentar garantiu que irá solicitar a análise da água.

“Fomos norteados pelo relatório da ANA, que elencou 10 barragens do estado com risco de rompimento iminente. Ultrapassamos as nossas expectativas, pois no total visitaremos três barragens a mais do que o planejado. A barragem de Zabumbão não representa risco, pois 80% dos reparos já foram realizados. Ela precisa apenas da manutenção contínua e um acompanhamento mais preciso”, disse José de Arimateia. A barragem é de responsabilidade da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF). De acordo com informações dos engenheiros e órgãos do segmento presentes, não existe risco de ruptura.

Segundo o engenheiro agrônomo e assessor técnico da Comissão do Meio Ambiente, Seca e Recursos Hídricos da ALBA, Eduardo Macário, a integridade do barramento está intacta e, diferente de outras barragens, os técnicos do órgão responsável têm realizado as manutenções necessárias com frequência. “Não foram detectadas fissuras, rachaduras, nem erosões e o vertedor encontra-se operacional, através dos trabalhos de manutenção realizados pela CODEVASF. A conclusão é que os problemas sinalizados no relatório da Agência Nacional das Águas (ANA) foram sanados por um processo que começou em 2014”, garantiu.

Arimateia informou que a CODEVASF prevê investimento de R$ 900.000,00, no segundo semestre.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp