Política

Tinoco sugere ao Estado passar Palácio do Rio Branco para a prefeitura

Vagner Souza/BNews
Tinoco ressaltou que a prefeitura tem buscado requalificar prédios históricos e equipá-los com órgãos públicos  |   Bnews - Divulgação Vagner Souza/BNews

Publicado em 05/06/2019, às 10h00   Marcos Maia e Victor Pinto


FacebookTwitterWhatsApp

Em meio ao processo de discussão da concessão do prédio do Palácio Rio Branco para instalação de um hotel no Centro Histórico de Salvador, o secretário de Cultura e Turismo do município, Claudio Tinoco (DEM), foi mais além e sugeriu ao governo conceder a construção a prefeitura de Salvador. De acordo com o vereador licenciado, em conversa com o BNews na manhã desta quarta-feira (5), se o problema é falta de investimento por parte do Estado, a gestão municipal poderia assumir.

“Se o Estado não tem condição de manter o Palácio, e me parece que é isso, o Estado poderia passar para a prefeitura. Como todos sabem, a prefeitura de Salvador está, a partir de uma ação judicial, tendo que, talvez daqui a muito próximo, tirar, sair de onde está a sede, que é um projeto do arquiteto Lelé, e talvez ir para outro imóvel ali. Poderia oferecer a prefeitura para analisar e ali abrigar, quem sabe, a sede do Executivo municipal”, sugeriu durante a solenidade de assinatura da ordem de serviço para o início das obras de requalificação do Elevador do Taboão, ascensor localizado na parte antiga da cidade.

Tinoco ressaltou que a prefeitura tem buscado requalificar prédios históricos e equipá-los com órgãos públicos. “Eu considero que o Palácio do Rio Branco ou esses imóveis tombados históricos que têm um conteúdo cultural permaneçam com o poder público. Vou dar um exemplo muito prático: nós restauramos os Fortes Santa Maria e São Diogo, implantamos equipamentos culturais e somos referências no Brasil”.

“Implantamos o Museu do Carnaval, desapropriamos imóveis, inclusive um tombado, a casa dos azulejos azuis que faremos um museu e a Casa Branca da rua Portugal. A nossa preferência e atitude é recuperar e restaurar os prédios históricos e deixá-los a administração diretamente pelo poder público”, completou Tinoco.

O Palácio do Rio Branco está com a administração do governo do Estado. Além do memorial dos ex-governadores, o espaço abriga a secretaria da Cultura. O projeto de transformá-lo em um hotel, que tem dividido opiniões, é capitaneado pela secretaria de Turismo. A ideia é cedê-lo para instalação de um hotel na estrutura, com a conservação do conjunto arquitetônico e a manutenção de museus do governo.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp