Política

Câmara italiana vota pacote que pode encerrar era Berlusconi

Publicado em 12/11/2011, às 14h05   Redação Bocão News



A Câmara dos Deputados da Itália vota neste sábado (12) o pacote de reformas econômicas aprovado na sexta-feira (11) pelo Senado, que abre caminho para a renúncia do atual primeiro-ministro, Silvio Berlusconi. A informação foi divulgada hoje pelo site G1.
Segundo a publicação, espera-se que a chamada Lei de Estabilidade seja aprovada pelos deputados italianos da mesma forma que passou com facilidade no Senado, o que poderia levar Berlusconi a renunciar ainda no sábado ou, no máximo, no domingo (13).
O início do debate está marcado para as 9h30 da manhã no horário de Brasília.
O pacote de austeridade proposto pelo governo de Berlusconi é parte dos esforços para tirar a Itália da crescente crise envolvendo sua dívida, que também atinge cada vez mais os países da zona do euro.
Berlusconi, que perdeu a maioria no Parlamento nesta semana, afirmou que deixaria o cargo de primeiro-ministro assim que as reformas fossem aprovadas. A matéria foi aprovada no Senado com 156 votos a favor e 12 contra.
Sucessor de Berlusconi - A expectativa é que Berlusconi seja substituído pelo ex-comissário da União Europeia (UE) Mario Monti. O novo governo poderia ser empossado já na segunda-feira (14).
O correspondente da BBC em Roma, Alan Johnston, disse que Monti, um respeitado economista, é o tipo de pessoa que os mercados financeiros gostariam de ver no poder em um momento de crise.
Para que Monti possa se tornar primeiro-ministro, o presidente italiano, Giorgio Napolitano, deu a ele o posto de senador vitalício.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp