Política

Greve Geral: Concentração para atos acontece na rótula do abacaxi a partir das 6h desta sexta (14)

Arquivo BNews
Até o final desta manhã, a CUT-BA confirmou a realização de atos em 34 cidades baianas além de Salvador  |   Bnews - Divulgação Arquivo BNews

Publicado em 13/06/2019, às 12h25   Marcos Maia


FacebookTwitterWhatsApp

A concentração para os atos relacionados a Greve Geral desta sexta-feira (14) acontece às 6h, na rótula do abacaxi, em frente ao supermercado Extra, nas imediações da estação Acesso Norte. Em entrevista ao BNews na manhã desta quinta-feira (13), Cedro Silva, presidente da Central Única dos Trabalhadores da Bahia (CUT-BA), explicou que uma vez reunidos, representantes das entidades praticantes e manifestantes vão analisar a adesão ao movimento e decidir o que fazer em seguida.

“De acordo com a evolução do movimento, vamos decidir se vamos caminhar ou fazer um protesto ali mesmo. Mas a tendência é caminhar até o Iguatemi. Pode ser até que surja algo diferente, e irmos para outro local do Iguatemi”, disse. Desta forma, um cenário possível prever a uma marcha até o Shopping da Bahia, que poderia se estender até a sede da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), no bairro do Stiep.

Já às 15h, está prevista uma caminhada, da praça do Campo Grade até a praça Castro Alves, passando pela Av Sete de Setembro e pela Piedade. Silva explica que a ideia deste ato final é fazer com que os trabalhadores do polo petroquímico - paralisados a partir das 5 h - possam se juntar aos manifestantes mobilizados na capital desde o turno matutino. Assim, o grupo pode aproveitar a ocasião para caminhar junto e fazer uma avaliação dos atos relacionados a Greve Geral durante todo o dia.

Até às 11h desta quinta, a CUT-BA havia confirmado a realização de atos em 34 cidades baianas, além de Salvador, com a expectativa de novas adesões ao longo do dia. As cidades de Paulo Afonso , Juazeiro, Senhor do Bonfim, Serrinha, Conceição do Coité, Alagoinhas, Catu, Pojuca, São Sebastião do Passé, Candeias, Santo Amaro, Camaçari, Feira de Santana, Jacobina, Ipirá, Cruz das Almas, Santo Antônio de Jesus, Valença, Vitória da Conquista, Ilhéus, Itabuna, Guanambi, Urandi, Jequié, Itapetinga, Barreiras, São Desiderio, Oliveira dos Brejinhos, Eunápolis, Porto Seguro, Itamaraju, Teixeira de Freitas  e Mucuri estão entre aquelas com atos confirmados.

Pautas e adesão

A greve geral tem como pautas o combate a reforma da previdência, ao contingenciamento de verbas da área de educação e pela geração de mais empregos. Além destas pautas, Silva afirma que o “Fora Moro” será uma das bandeiras das manifestações. Desde o último domingo (9), o site The Intercept tem divulgado uma série de mensagens trocadas por membros da força-tarefa da Operação Lava-Jato e o então juiz Sérgio Moro, atual ministro da Justiça. 

Os diálogos revelam que o ex-magistrado interferiu diretamente no trabalho conduzido pelo Ministério Público Federal (MPF). “Essa é uma questão muito grave, que abalou a democracia. O judiciário brasileiro precisa ser repensado. Toda a credibilidade deles – que já nem era tanta - caiu por terra”, opina. Silva acrescenta que o “Lula Livre” também está entre as reivindicações dos manifestantes. 

A greve geral desta sexta-feira (14) contemplará a paralização dos serviços de ônibus, trem e metrô, entre outros serviços. Professores das universidades, funcionários públicos federais e municipais, assim como bancários e comerciários, devem aderir a paralização. O presidente da CUT-BA afirma que também é aguardada a adesão de estudantes, membros do movimento negro, de mulheres e de pessoas ligadas a questões relacionadas a moradia popular. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp