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Secretário justifica taxa de R$ 45 no pedágio da Ponte Salvador-Itaparica: "Estamos reduzindo o custo da travessia"

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Para trabalhadores, pedágio será de R$ 25 por passagem  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 21/06/2019, às 15h51   Henrique Brinco


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O titular da Casa Civil do Governo do Estado, Bruno Dauster, falou sobre os valores envolvidos na obra da Ponte Salvador-Itaparica. Nessa semana, a pasta confirmou ao BNews que estudos realizados para a construção da  Ponte Salvador-Itaparica indicam que o valor do pedágio custará R$ 45. A licitação será no dia 30 de setembro.

"O projeto da Ponte Salvador-Itaparica é um investimento de quase R$ 6 bilhões, apenas se falando dos acessos de Salvador, na Ilha de Itaparica e na BA-001. É o que a gente chama de projeto greenfield. O principal tráfego que teremos na ponte é o desviado que vem de Santo Antônio de Jesus, e que vai passar por Nazaré, pela Ilha e pela Ponte para chegar na Via Expressa em Salvador. É um tráfego que representa um movimento de economia de 150km para quem vem de Santo Antônio de Jesus para Salvador", declara, em entrevista ao BNews.

"Então, o que é que nós fizemos? Estabelecemos como custo do pedágio o custo editado que essas pessoas têm ao fazer esse contorno. Hoje as pessoas pagam uma tarifa muito maior que essa para atravessar de Ferry-Boat. Uma pessoa com um carro não paga R$ 45. Paga R$ 50, correto? Então, estamos reduzindo o custo dessa travessia. Sem falar que, se antes levava uma hora de travessia, agora vai levar 15 minutos", justifica.

Dauster afirma que a Casa Civil também estabeleceu um outro valor de pedágio para o usuário que usará a ponte para trabalhar, todos os dias. Nesse caso, o pedágio será de R$ 25 por passagem. "Foi feita uma pesquisa de intenção de pagar para fazer essa viagem todo dia. No momento em que foi feita, deu R$ 15. Com a inflação de hoje, seriam R$ 25", explica.

A obra
O projeto do Sistema Viário Oeste (SVO), que inclui a construção da Ponte Salvador-Itaparica, está orçado em R$ 5,34 bilhões, com aporte de R$ 1,51 bilhão do Governo do Estado. Na última segunda-feira (17), o vice-governador João Leão informou que o Governo garante, no projeto, um número mínimo de tráfego para a viabilidade econômica da ponte Salvador-Itaparica.

“O nosso projeto é de desenvolvimento econômico para o estado. Esta não é uma ponte que vai servir apenas para Salvador e Itaparica, mas será um novo vetor de desenvolvimento para todo o estado, da mesma maneira que foram o Polo Petroquímico e o Centro Industrial de Aratu, nas décadas de 70/80”, destacou o vice.

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