Política

JAC Motors oficializa nesta quarta a instalação da fábrica

Imagem JAC Motors oficializa nesta quarta a instalação da fábrica
A motadora chinesa deve iniciar a produção em 2014. A importação começa em 2012  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 16/11/2011, às 12h51   Redação Bocão News



O governo da Bahia e a Jac Motors formalizam nesta quarta-feira (16) o acordo para a instalação da fábrica automotiva no Polo Industrial de Camaçari. A montadora chinesa vai investir US$ 1.3 bilhão no estado. A produção deve abastecer todo o mercado nacional e tem potencial para exportação.

A produção começa apenas em 2014. A previsão é de que 3.5 mil empregos diretos e 10 mil indiretos sejam gerados. Antes, a partir do próximo ano mais precisamente a Jac Motors pretende utilizar a Bahia como porta de entrada para os automoveis fabricados na China.

O problema passa a ser a precária infraestrutura logistica do estado. Os investimentos em portos, malha rodoviaria e ferrovias precisa ser ampliado de modo a permiteir que toda esta produção chegue e saia da Bahia.

Em entrevista ao jornal A Tarde, o superintendente de comunicação do Comitê de Fomento Industrial de Camaçari (Cofic), Érico Oliveira, afirmou que existe uma consciência clara das empresas em realação à questão da infraestrutura.

Já o p cpmsitpr de negócios. Fernmando Ramos, também ouvido por A Tarde,destaca a postura “pouco agressiva” do estado, além dos lincenciamentos ambientais.

O modelo de licenciamento ambiental será revisto em caso de aprovação do projeto de lei que tramita na Assembleia Legislativa da Bahia. A votação está marcada para esta quarta-feira (17).

Engana-se, porém, quem acredita que a maior facilidade na obtenção de lincença agrada a todos.
Grupos ambientalistas se manifestaram contrários ao projeto defendido pelo governo estadual. Eles afirmam que o modelo a ser adotado acaba, de vez, com qualquer chances de segurar a degradação desenfreada.

Por outro lado a base de apoio ao governador Jaques Wagner tem condições de aprovar o projeto sem maiores dificuldades. Inclusive, o líder da oposição, Reinaldo Braga (PR), afirmou à Tribuna da Bahia, que a minoria na Casa não vai impedir a aprovação.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp