Política

Dobra número de lobistas atuando na Câmara em atual legislatura

Câmara dos deputados/Laycer Tomaz/Divulgação
No contexto de tramitação da reforma da Previdência, número de organizações com pessoas autorizadas a circular na Casa passa de 181 para 359  |   Bnews - Divulgação Câmara dos deputados/Laycer Tomaz/Divulgação

Publicado em 07/07/2019, às 12h35   Redação BNews



Na atual legislatura, o número de lobistas atuando na Câmara dos Deputados praticamente dobrou. É o que aponta informações fornecidas pela 1ª Secretaria da Câmara ao jornal O Estado de São Paulo. O lobby - o ato de defender interesses junto a um determinado tomador de decisão - não possui marco regulatório no Brasil.

Atualmente, 359 organizações têm pessoas autorizadas a circular na Casa com o objetivo de defender seus próprios interesses. Na legislatura anterior, o número de representantes correspondia a 181. A publicação conseguiu os dados através da Lei de Acesso à Informação.

Contudo, os números informados podem ser ainda maiores. De acordo com a reportagem, cada um dos 513 deputados pode temporariamente autorizar a emissão de crachás aos lobistas. Estes podem também simplesmente entrar nas portarias da Câmara como visitantes e transitar livremente pelos corredores.

Este aumento tem gerado cenas como a fila presenciada pela reportagem do Estadão para ter acesso ao deputado federal e membro do Comissão Especial da Previdência Alexandre Frota (PSL) na última terça-feira (2).

Na ocasião, Frota foi reiteradas vezes abordado por representantes do setor de Segurança Pública e do sistema bancário. Os lobistas da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) pediam do parlamentar para evitar o aumento da alíquota da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) de 15% para 20% - algo previsto no texto da reforma.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp