Política

Previdência: "Foi um placar mais largo do que eu esperava", diz coordenador da bancada baiana ao BNews

BNews
Daniel Almeida se surpreendeu com margem de aprovação da proposta  |   Bnews - Divulgação BNews

Publicado em 10/07/2019, às 20h26   Henrique Brinco


FacebookTwitterWhatsApp

O deputado federal Daniel Almeida (PCdoB), coordenador da bancada baiana no Congresso Nacional, afirmou ao BNews que se surpreendeu com o resultado da votação do texto-base da Reforma da Previdência, aprovada com larga vantagem na noite desta quarta-feira (10). Foram 379 votos a favor e 131 contra.

"Foi um placar mais largo do que eu esperava. Sempre disse que algumas reforma seria aprovada. Com esse placar eu não esperava, esperava 340 votos ou coisa assim. O que prevaleceu foi uma certa narrativa que os danos maiores foram suprimidos a partir da denúncia e da pressão da oposição, mas aí prevaleceu a tese de que estaria resolvido. E aí prevaleceu a força da articulação liderada pelo Rodrigo, que apostou alto e de forma densa na construção dessa articulação. E com o fortalecimento de uma corrente liberal que ele quer representar. Tem também aquele chamado efeito manada", avalia.

Agora, a luta da oposição será pelas emendas apresentadas ao texto. "Rodrigo está anunciando que tocará a sessão até a madrugada para apreciar emendas que foram destacadas. Acho que algumas poucas emendas terão chance de ter acatadas. Acho que a emenda dos professores pode ter acolhimento, acho que a emenda que atinge mulheres e a emenda que tende atingir as perdas das pensões".

Agora os parlamentares começarão a votar os destaques apresentados à proposta. Os destaques podem ser de emenda ou de texto. Para aprovar uma emenda, seus apoiadores precisam de 308 votos favoráveis. No caso do texto separado para votação à parte, aqueles que pretendem incluí-lo novamente na redação final da PEC é que precisam garantir esse quórum favorável ao trecho destacado.

Leia também:
Texto-base da Reforma da Previdência é aprovado em 1º turno na Câmara

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp