Política

Fundador do The Intercept Brasil revela conversa com fonte de mensagens vazadas da Lava Jato

Lia de Paula/ Agência Senado
“Posso garantir que não fomos nós”, diz fonte ao negar ter invadido Telegram de Moro  |   Bnews - Divulgação Lia de Paula/ Agência Senado

Publicado em 26/07/2019, às 09h57   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Fundador do site The Intercept Brasil, o jornalista Glenn Greenwald revelou uma conversa que teve com a fonte dos vazamentos dos diálogos da Operação Lava Jato, na qual ele nega ter invadido o Telegram do ministro da Justiça, Sergio Moro. 

No diálogo, repassado para a revista Veja pelo próprio jornalista, Glenn questiona se a fonte tinha lido uma reportagem do jornal Folha de S. Paulo que tratava da invasão ao celular do ministro. 

“Posso garantir que não fomos nós”, responde a fonte, em mensagem transcrita de forma literal.

O responsável por repassar as conversas ainda diz que não trocou nenhuma mensagem por meio de aplicativos do ministro. Segundo a reportagem da Folha citada por Gleen na conversa, o invasor teria usado contas de Moro  nestes aplicativos por cerca de seis horas. 

Ao negar, o hacker afirmou não ser amador.  “Nunca trocamos mensagens, só puxamos. Se fizéssemos isso ia ficar muito na cara”, diz a fonte em outra mensagem, antes de criticar o método de ação empregado contra o ministro. “Nós não somos ‘hackers newbies’ [amadores], a notícia não condiz com nosso modo de operar, nós acessamos telegrama com a finalidade de extrair conversas e fazer justiça, trazendo a verdade para o povo.”

À Veja, o jornalista falou sobre o modo como a fonte conseguiu as conversas. “A fonte me disse que não pagou por esses dados e não me pediu dinheiro algum em troca desse conteúdo”, disse. Ele contou também que o primeiro contato foi feito no início de maio, antes de Moro denunciar ter sido hackeado, e que foi apresentado ao repassador por um intermediário. Glenn também afirmou desconhecer a identidade do hacker, que teria extraído todo material do Telegram de Dallagnol.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp