Política

Governador se emociona ao falar de câncer da mãe durante inauguração da Policlínica de Juazeiro

BNews
Rui Costa entrega equipamento que prevê exames de prevenção do câncer de mama para mulheres a partir de 40 anos  |   Bnews - Divulgação BNews

Publicado em 30/07/2019, às 12h35   Marcos Maia


FacebookTwitterWhatsApp

O governador Rui Costa (PT) se emocionou durante a entrega da Policlínica de Juazeiro na manhã desta terça-feira (30) ao se lembrar do diagnóstico de câncer da mãe aos 48 anos. Durante o discurso da inauguração, o governador deu mais detalhes sobre o Programa de Rastreamento do Câncer de Colo de Útero e Mama na cidade. Serão ao todo seis unidades móveis atuando nos distritos de Juazeiro, realizando a busca ativa pelo diagnóstico do câncer - o que viabilizará o diagnóstico precoce.

“Talvez se ela tivesse feito o exame, [governador chora] tivesse descoberto e não ter sofrido tanto durante 8 anos, lutando pela vida. [...] Nunca esqueça de agradecer às pessoas que ajudaram na sua caminhada. Gratidão é uma das maiores virtudes do ser humano”, disse o governador.

O governador explicou ainda que o Estado aceitou fazer parceria e pagar com recursos próprios os exames preventivos ao câncer de mama para mulheres a partir dos 40 anos, já que o Sistema Único de Saúde só reembolsa aqueles realizados em mulheres a partir dos 50 anos. 

O presidente do Hospital de Barretos, Henrique Prata, parceiro na empreitada, informou que atualmente a instituição atende 1400 casos de câncer avançados em baianos. Durante seu discurso, ele elogiou a iniciativa do Governo do Estado, e avaliou que as unidades móveis garantirão ao povo do interior o acesso a exame e tratamento equiparado ao que a população da capital tem acesso. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp