Política

“Loiolagate”: relatório será apresentado

Imagem “Loiolagate”: relatório será apresentado
Resultado deve apontar responsáveis pelo esquema de corrupção na Câmara de Itabuna  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 03/11/2010, às 12h28   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp


Depois de mais de 60 dias de apuração, o vereador Claudevane Leite (PT), relator da Comissão Especial de Inquérito (CEI), apresenta nesta quarta-feira (3) o parecer do caso “Loiologate”, como ficou conhecido o esquema de corrupção na Câmara Municipal de Itabuna.
O documento será inicialmente apreciado no âmbito da CEI, em reunião fechada. Além de Claudevane, a comissão tem como presidente o vereador Milton Gramacho (PRTB) e o secretário é Gerson Nascimento (PV). Caberá a eles deliberar sobre a aprovação do relatório.
Vane, como é conhecido o relator, já admitiu ter recebido pressões para aliviar o parecer, mas segundo o site “Pimenta na Muqueca”, ele assegurou que agirá corretamente. 
O “Loiolagate” veio à tona no início de agosto, quando o presidente do legislativo municipal, Clóvis Loiola (PPS), denunciou a existência de uma quadrilha que, segundo ele, desviou aproximadamente R$ 1 milhão por meio de empresas fantasmas. 
O vereador do PT protocolou o requerimento na última sexta-feira, 29, para que Clóvis Loiola programe a sessão na qual será lido o relatório. “Acredito que o presidente tem interesse em agendar essa sessão para o mais breve possível”, acredita Vane.
Independentemente do agendamento da sessão para a leitura do parecer, a CEI deverá agilizar o envio do documento ao Ministério Público e ao Tribunal de Contas dos Municípios. Segundo o relator, o MP vem acompanhando os trabalhos da comissão e será o responsável por eventuais ações nos âmbitos civil e criminal.
No que se refere a eventuais casos de quebra do decoro parlamentar, o vereador afirma que o relatório irá sugerir a instalação de uma Comissão Processante, que – diferente da CEI (que somente apura) – tem o poder de punir os envolvidos.

(Com informações do Pimenta na Muqueca)

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp