Política

''A comida está chegando na nossa mesa com veneno'', alerta secretário de sustentabilidade em marcha contra agrotóxicos

Vagner Souza/BNews
Entre os que marcaram presença, estavam: o secretário municipal de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência, André Fraga e o fundador da Cooperativa de Criadores de Abelhas do Brasil (COOPCAB), Pedro Viana   |   Bnews - Divulgação Vagner Souza/BNews

Publicado em 04/08/2019, às 11h45   Yasmim Barreto


FacebookTwitterWhatsApp

Durante uma marcha 'Agrotóxico Mata', contra os pesticidas liberados nos últimos seis meses pelo governo federal, neste domingo (4), no Farol da Barra, estavam presentes: o secretário municipal de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência, André Fraga e o fundador da Cooperativa de Criadores de Abelhas do Brasil (COOPCAB), Pedro Viana. Ao BNews, o secretário alertou sobre o impacto dessa medida na mesa dos brasileiros. ‘’A comida que a gente come todos os dias está chegando na nossa mesa com veneno. Os agrotóxicos que estão sendo liberados são proibidos em vários países por vários motivos: alguns matam abelhas, outros são responsáveis pela redução de Q.I em crianças’’.

Além disso, André Fraga diz acreditar que a liberação dos agrotóxicos tem consequências diretas na economia do país. ‘’O planeta inteiro está buscando formas sustentáveis de consumo e isso tem uma ligação direta com a agricultura. Em função dessas políticas públicas, uma grande rede de supermercado da Suécia já disse que não compra mais nenhum produto do Brasil e isso pode ter um impacto muito ruim’’.

Para o fundador da Coopcab, os agrotóxicos já causam déficit em diversas colônias que se contaminaram antes da implementação e, segundo ele, esse número deve aumentar. No entanto, Pedro Viana ressaltou que a população deve se manifestar procurando agricultura livre dos pesticidas. ‘’Se o produtor não tem a consciência de reduzir e retirar o agrotóxico, pelo menos o consumidor o faça. Não comprem alimentos com agrotóxicos, o ideal é procurar agricultura limpa’’.  

Ação contra agrotóxicos – Na ocasião, a Fundação Verde Hebert Daniel e a Coopcab distribuíram mudas de plantas e dialogaram com populares que passavam pelo local.  

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp