Política

Medida provisória sobre transferência do Coaf para o Banco Central deve ser publicada nesta terça

Reprodução
No início do governo Bolsonaro, o Coaf ficava no Ministério da Justiça, mas foi para a Economia após votação no Congresso em maio  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 19/08/2019, às 11h55   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Uma Medida Provisória que transfere o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) para o Banco Central deve ser publicada pelo governo ainda nesta terça-feira (20). No início do governo Bolsonaro, o Coaf ficava no Ministério da Justiça, mas foi para a Economia após votação no Congresso em maio. O órgão é uma unidade de inteligência financeira do governo federal que atua principalmente na prevenção e no combate à lavagem de dinheiro.

Com a mudança, o atual presidente do órgão, Roberto Leonel, terá que sair do cargo. Ele perde o cargo após ter feito críticas à decisão do ministro Dias Toffoli, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), de suspender investigações feitas com dados do Coaf sem autorização da Justiça. Toffoli tomou a decisão provisória atendendo a um pedido do filho do presidente, Flávio Bolsonaro. O plenário do STF ainda vai analisar a questão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp