Política

Pleito de Salvador, Governo Federal assina medida provisória para BPC vitalício à crianças com microcefalia

Divulgação
Comitiva da Sempre vai à Brasília para ato no Palácio do Planalto   |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 03/09/2019, às 14h55   Redação BNews



O governo federal atendeu o pleito de Salvador e assina nesta quinta-feira (4) uma medida provisória que torna o BPC (Benefício de Prestação Continuada) vitalício para crianças com microcefalia e doenças congênitas do Zika Vírus. A comitiva da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPRE), sob o comando da secretária Ana Paula Matos, viaja à Brasília nesta quarta (4) para o ato, que acontece na quinta (4), às 15h30, no Palácio do Planalto.  

A titular da Sempre, Ana Paula Matos classificou a conquista como histórica e relembrou que todo o processo foi iniciado em Salvador. “É de extrema importância, é uma conquista histórica com caráter de reparação. As mães, desde 2016 vêm solicitando o BPC permanente, porque até então, era de caráter temporário de três anos e agora essa conquista. Para a Sempre tem uma relevância ainda maior visto que nós temos feitos todos os esforços para atender a essas famílias, inclusive com o nosso Centro Dia. O prefeito tem priorizado as mães na entrega de equipamentos como o Minha Casa, Minha Vida, escolas adaptadas. Mas, mais do que isso, foi aqui, em 2016 que o ministro Osmar Terra teve contato com as famílias. Na transição da secretaria de Bruno Reis pra mim, a gente visitou uma família com microcefalia, o ministro teve condições de conhecer a realidade e hoje está sendo concedido esse benefício. É uma grande iniciativa que vai dar mais tranquilidade a essas mães”, disse, nesta quarta, ao Bnews. 

O prefeito ACM Neto articulou a ação junto à presidência da República, através do ministro (Cidadania) Osmar Terra, que visitou a sede do Cuidar (Centro Unificado de Inclusão, Desenvolvimento, Assistência e Referência Social), em 2016. “Uma novidade muito importante que é assegurar o benefício vitalício. A gente fica muito satisfeito que o ministério tenha tomado essa decisão. A comitiva de Salvador estará presente e a secretaria está levando algumas mães para Brasília”, disse, durante a entrega de novos ônibus com ar condicionado na capital.  

Nesta terça (3), dez mães assistidas pela Sempre já embarcam nesta terça-feira (3) para a capital federal. Todas acompanham a assinatura da medida. A cerimônia de assinatura da medida provisória acontece nesta quinta (4), no Palácio do Planalto às 15h30. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp