Política

Instituto do Cacau passa por reforma após risco de desabamento

Divulgação
As obras no edifício seguem o cronograma planejado pela empresa de engenharia contratada  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 19/09/2019, às 18h20   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Após deterioramento, desde que pegou fogo, há sete anos, o prédio do Instituto do Cacau, localizado no Comércio, iniciou a reforma no dia 12 de setembro, segundo a Superintendência de Patrimônio do Estado (Supat). Ainda conforme o órgão, as obras no edifício seguem o cronograma planejado pela empresa de engenharia contratada. 

Ainda de acordo com a nota de esclarecimento, a Supat informou que o canteiro de obra já foi mobilizado, os operários trabalham no local e o tapume de proteção está instalado. 

Ordem de serviço – A ordem da recuperação estrutural do Instituto do Cacau foi expedida pela Supat, no dia 2 de setembro. A Teknik Construtora Ltda, empresa vencedora da licitação, teve prazo de 10 dias para iniciar a obra. 

Risco de desabamento - A estrutura do prédio já estava deteriorada e dependedo do escoramento de vigas de metal. A empresa que fazia o serviço alegava que não recebeu o pagamento devido pelo governo. A dívida, estima a Alpe Locação de Estruturas, passa dos R$ 2,5 milhões. 

“Se tirar só suportes, cai tudo. Não pode ser retirado. Mas existe outro problema também. O escoramento é da estrutura maior, mas pedaços da laje já começaram a cair e é um risco enorme, pois muitas pessoas passam no entorno do prédio”, afirmou Gilberto Ribeiro, dono da Alpe.  “A manutenção do escoramento foi paralisada há algum tempo. Ela também precisa ser feita para garantir a segurança do local”.


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp