Política

Raquel Nery destaca problemas na UFBA que resultaram de cortes do governo federal

Divulgação/Assessoria
Pagamento de orçamento cotidiano da universidade fica comprometido com a decisão  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Assessoria

Publicado em 02/10/2019, às 11h15   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A presidente da Sindicato dos Professores das Instituições Federais de Ensino Superior da Bahia (APub), Raquel Nery participou do ato em defesa da educação, nesta quarta-feira (2). Ela relembrou dos cortes desde abril, de verbas direcionadas as universidades. “A continuidade de toda a movimentação em defesa da educação vem desde maio deste ano. O atual ministro da educação, Abraham Weintraub em 30 de abril deste ano anunciou cortes nas universidades. Ele atacou três universidades federais, incluindo a Universidade Federal da Bahia (UFBA) alegando a que havia balbúrdia. Como relacionando o orçamento das universidades a uma espécie de castigo, e os cortes relacionados a determinado comportamentos, que ele alega que tem na universidade”, diz.

Ainda de acordo com Raquel Nery o contingenciamento de recurso realizado pelo governo federal resultou em cortes de serviços básicos na UFBA. “Além do contingenciamento que já havia, o governo realizou bloqueio de 30% da verba de custeio que era direcionado para o pagamento de orçamento cotidiano da universidade como limpeza, vigilância, energia, de internet, além da restruturação de contrato de serviços dos terceirizados”, revela.

*Com informações da repórter Aline Reis 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp