Política

Bolsonaro espera ter novo partido "Conservador" apto para eleições de 2020

Marcelo Camargo/Agência Brasil
Crise entre alas do PSL teve início em outubro  |   Bnews - Divulgação Marcelo Camargo/Agência Brasil

Publicado em 06/11/2019, às 13h53   Marcio Smith



A crise interna do PSL caminha para seu fim. Segundo deputados bolsonaristas, "vem aí, um novo partido: o Conservador". De acordo com informações de representantes da ala bolsonarista ao  BNews, na tarde desta quarta-feira (6), o caminho dos deputados ligados a Jair Bolsonaro (PSL) é acompanhar o presidente em sua nova legenda, apesar de não saberem se serão de fato expulsos ou terão que buscar a desfiliação na Justiça Eleitoral.

Parte dos bolsonaristas já recebeu a notificação para comparecer ao Conselho de Ética da sigla e o  julgamento está agendado para semana que vem. Os deputados reclamam da forma como o presidente da executiva nacional, Luciano Bivar, trata os bolsonaristas: "O PSL é grande por causa do Bolsonaro, que ingratidão e desrespeito do Bi-var [forma como os bolsonaristas chamam Luciano Bivar]".

Caso a sigla seja criado, de fato, será o 33º partido registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os bolsonaristas esperam que a nova legenda conte com 22 deputados saídos do PSL, que são tidos como do núcleo duro bolsonarista: Bibo Nunes, Ale Silva, Aline Sleutjes, Bia Kicis, Carla Zambelli, Carlos Jordy, Caroline Toni, Cristiane Tonietto, Daniel Freitas, Daniel Silveira, Eduardo Bolsonaro, Eliéser Girão, Fabiana Silva de Souza, Filipe Barros, Junio do Amaral, Hélio Lopes, Luiz Ovando, Luiz Armando Schroeder, Luiz Philippe de Orléans e Bragança, Márcio Labre, Sanderson e Vitor Hugo.

Parte da ala ligada ao presidente acredita que a nova bandeira partidária não estará regularizado a tempo para disputar as eleições de 2020, enquanto a parte mais otimista do grupo crê na celeridade da tramitação. O presidente faz parte do grupo mais otimista e espera que o partido esteja fundado até março do ano que vem, assim, possibilitando que a sigla dispute as eleições municipais.

Entenda a crise do PSL:

'Esquece o PSL', afirma Bolsonaro ao criticar presidente de seu partido

Bolsonaro decide deixar o PSL

Waldir é derrotado e entrega liderança do PSL; Eduardo deve ocupar cargo

Cinco deputados dos PSL serão julgados nesta terça; expectativa é que “bivaristas” retomem liderança na Câmara

Liminar suspende julgamento de deputados do PSL no conselho de ética

Parte da ala bolsonarista do PSL não seguirá com o presidente em um novo partido

Bolsonaro fala em 80% de chance de deixar PSL


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp