Política

Bolsonaro se reúne nesta terça-feira com deputados do PSL para tratar de desfiliação

Agência Brasil
Presidente já prepara um novo partido que deve abrigar também os apoiadores do governo  |   Bnews - Divulgação Agência Brasil

Publicado em 12/11/2019, às 06h36   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente Jair Bolsonaro se reúne, nesta terça-feira (12), às 16h, no Palácio do Planalto, com deputados do PSL para tratar da desfiliação dele do partido, que é comandado por Luciano Bivar (PE). O governante já prepara uma nova legenda, que deve se chamar “Aliança” ou “Aliança pelo Brasil” e que vai abrigar todos os apoiadores.

Nos bastidores, o burburinho é que Bolsonaro não convidou somente parlamentares do grupo de apoio para a reunião, mas, também, aqueles que não fizeram críticas mais duras ao clã Bolsonarista em meio às brigas com Bivar. 

Como os parlamentares não podem deixar o partido imediatamente, sob o risco de perder o mandato, Bolsonaro pretende organizar o grupo para que todos estejam firmes na criação da nova legenda.

Um dos slogans pensados para o novo partido é “Amor à Pátria”, que descreve bem o caráter nacionalista do presidente. A ideia é que a legenda seja altamente identificada com o bolsonarismo, assim como o PT é com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Para viabilizar um novo partido, que vai nascer do zero, é necessário recolher as assinaturas correspondentes a 0,5% dos votos válidos na última eleição para a Câmara dos Deputados, em, pelo menos, nove estados. Além disso, o partido deve ser referendado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A expectativa, até mesmo da oposição, é de que todo o processo seja concluído até abril do ano que vem, viabilizando a legenda já para as eleições municipais de 2020.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp