Política

Petistas oficializam nova tendência nacional

Imagem Petistas oficializam nova tendência nacional
Dissidentes da Articulação de Esquerda se reuniram para lançar a Esquerda Popular Socialista (EPS)  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 06/12/2011, às 12h33   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

O Partido dos Trabalhadores tem em suas raízes a divisão interna de núcleos que seguem diretrizes um tanto diferentes uns dos outros. Em movimento recente, um destes grupos deixou a corrente Articulação de Esquerda (AE) para fundar uma nova. Entre os petistas esta movimentação é determinante para as escolhas que vão desde candidatos a cargos eletivos quanto à composição das diretorias da legenda.

A nova tendência nacional do PT, cujo processo de criação foi deflagrado em setembro, nasceu num congresso realizado no último fim de semana, em São Paulo. A Esquerda Popular Socialista, EPS, nasce com razoável musculatura política: deputados federais, estaduais, dirigentes nacionais e regionais do PT e representação em 17 estados. O Congresso de fundação foi encerrado no domingo com a aprovação do nome da nova tendência, do regimento interno e a eleição da direção que coordenará os trabalhos e a realização da I Conferência da corrente, na qual serão eleitas as direções municipais, estaduais e nacionais com mandato de dois anos.

Presente na abertura do congresso, o deputado federal e líder da bancada do PT na Câmara Federal , Paulo Teixeira, da corrente Mensagem ao Partido, disse concordar com os 10 pontos apresentados pela nova tendência. Para Teixeira, “a articulação entre a luta partidária e os movimentos sociais é um ponto extremamente importante para o PT.” O também deputado federal Arlindo Chinaglia, do Movimento PT, saudou a disposição da criação da nova corrente num momento em que, segundo o deputado, “a maioria está aderindo ao campo majoritário”. Arlindo ressaltou que a luta dos integrantes da nova tendência será árdua, mas necessária e importante.

Para Renata Rossi, da direção nacional da EPS, “os desafios são construir uma política partidária que tenha como elemento central o diálogo com os movimentos sociais e constituir uma política que aponte o socialismo como horizonte estratégico, reafirmando a centralidade da luta dos trabalhadores e das trabalhadoras, que consiga converter a força social em força partidária e que aponte o papel da institucionalidade como instrumento capaz de aprofundar a construção de uma sociedade mais justa, sem exploração e opressão de gênero e racial”.

No debate sobre os desafios de organização do PT, as eleições municipais de 2012 foram apontadas como uma das importantes tarefas da nova tendência que tem como prioridade ampliar a representação nos espaços institucionais. O deputado federal pela Bahia, Valmir Assunção, avaliou ser possível e eleição de muitos vereadores e prefeitos em todo o Brasil vinculados à EPS. Para ele, uma das preocupações centrais é equacionar o fato de o PT estar cada vez mais na institucionalidade, sem deixar de fortalecer os movimentos sociais. “O acúmulo que temos nos parlamentos, executivos, movimentos e militância torna possível elegermos um bom número de vereadores e prefeitos, para que eles possam levar as experiências do PT para mudar a vida e a cultura do povo”, analisa Valmir Assunção.

O deputado estadual Marcelino Galo também integra a nova corrente petista. De acordo com ele, “o congresso da nova tendência teve correlação de forças para pensarmos uma nova sociedade para o Brasil, voltada para o socialismo e pautando assuntos que vão de encontro aos interesses do capital e da burguesia no país. Não vamos ter medo, por exemplo, de voltar a pautar assuntos como o racismo, feminismo e direitos civis da população LGBT”, pontua Galo, que ainda continua dizendo que “já foram vistos, aqui nesta Casa, depoimentos homofóbicos. Não podemos ser complacentes. Temos de ser duros com essas atitudes para garantirmos os direitos triviais das mulheres, da população negra e LGBT”.

Foto: divulgação // PT

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp