Política

Jair Bolsonaro é escolhido como presidente do Aliança Pelo Brasil; Flávio será o vice

Wilson Dias/Agência Brasil
Pai e filho irão comandar o partido, que pretende ser criado a tempo de concorrer às eleições municipais de 2020  |   Bnews - Divulgação Wilson Dias/Agência Brasil

Publicado em 21/11/2019, às 12h57   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Depois de oficializar a sua desfiliação do PSL, o presidente da República Jair Bolsonaro foi escolhido para ser o presidente do partido Aliança pelo Brasil. Segundo informações do Congresso Em Foco, o seu filho mais velho, o senador Flávio Bolsonaro, será o primeiro vice.

O objetivo é que sejam recolhidas 500 mil assinaturas para que a legenda seja criada até o ano que vem, a tempo de participar das eleições municipais

O segundo vice será Luís Felipe Belmonte, suplente do senador Izalci Lucas (PSDB-DF). O advogado Admar Gonzaga, que tem o próprio Jair Bolsonaro como cliente, foi escolhido como secretario-geral. De acordo com informações da coluna Radar, da Veja, Gonzaga atuaria "pro-bono" para o presidente da República, enquanto receberia o pagamento via contrato com a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fies). 

A Federação, liderada por Paulo Skaf, que é apontado como um importante articulador do Aliança do Brasil, negou qualquer envolvimento com Admar Gonzaga.

Karina Kufa, também advogada, será a tesoureira da nova sigla, que se comprometeu a não permitir a filiação de condenados em segunda instância. Ela e Gonzaga vão coordenar a estratégia jurídica do partido.

A eleição que determina as vagas na Câmara dos Deputados é proporcional. O voto pode ser somente na legenda, não apenas no candidato, o que torna o partido "dono do mandato". Para não serem expulsos por infidelidade partidária e correrem este risco, os aliados de Bolsonaro que são do PSL devem aguardar a oficialização do Aliança pelo Brasil para sair da legenda.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp