Política

Leo Kret detona Alexandre Aleluia: "Se preocupe com projetos de relevância"

BNews/Arquivo
Vereador se mostra contrário nova lei que pune homofobia em Salvador  |   Bnews - Divulgação BNews/Arquivo

Publicado em 04/12/2019, às 17h12   Henrique Brinco


FacebookTwitterWhatsApp

A ex-vereadora Leo Kret do Brasil se mostrou indignada com a iniciativa do vereador Alexandre Aleluia (DEM) de tentar derrubar a Lei Teu Nascimento, que pune administrativamente, com possibilidade de multas e cassação de alvará, estabelecimentos que cometem homofobia em Salvador. O texto foi aprovado e sancionado integralmente pelo prefeito ACM Neto (DEM) na semana passada.

A baiana foi às redes protestar após o edil declarar que protocolou uma "revogação total" da lei. "Eu, como pioneira na luta do movimento LGBT, sei o tamanho da importância para o movimento o projeto 'Teu Nascimento'. Eu cresci sofrendo esse tipo de preconceito passando por diversas humilhações", escreveu a artista.

"A lei serve para nos proteger, você sempre está contra as leis que nos protegem, por quê? Eu acho que o senhor deveria se preocupar, como pessoa hetero que se diz ser, menos com nossas conquistas LGBTs. Se preocupe com projetos de relevâncias educacionais, segurança pública, saúde e etc... [...] não ficar aí querendo motivar a violência contra nós LGBTs, porque você se posicionar dessa forma só dá nisso", continuou.

Kret ainda completou: "É melhor procurar outra bandeira para fazer polêmica e querer se aparecer, porque quando o público LGBT do gueto se juntar, eu acho que vai ficar difícil você transitar nas comunidades nas próximas campanhas viu. Só uma dica".

"Acho que ele não leu direito", critica Aladilce
A autora do projeto que instituiu a Lei Teu Nascimento, a vereadora Aladilce Souza declarou ao BNews que Aleluia cometeu erro ao interpretar o texto aprovado.  "Estou estranhando essa postagem de Aleluia, porque ele fala que a lei estabelece uma multa de R$ 100 mil. Acho que ele não leu direito o texto da lei sancionada. Fala de multa, mas a multa ficou para ser estabelecida na regulamentação. A gente, as entidades que representam o movimento, ainda vamos discutir com a secretaria de reparação. O texto da lei não fala de multa", alfinetou. 

"E se ele entrou com um processo para revogar isso, espero que ele retire, porque essa lei é um grande instrumento de reparação e proteção a um segmento vulnerável da sociedade, que é o segmento da pessoa LGBT. Se ele quer contribuir com o respeito e a dignidade da pessoa humana, ele deveria apoiar a lei. Ele teve dois anos para discutir e debater o projeto. O vereador é do mesmo partido prefeito, então, estranho essa decisão" , completou a edil.

Repúdio
A União Nacional LGBT-BA declarou, em nota, que "repudia veementemente" a tentativa do vereador Alexandre Aleluia de derrubar a Lei Teu Nascimento. "O referido vereador é contra os direitos e as políticas de inclusão de pessoas LGBT e desde o primeiro dia de tramitação o movimento LGBT e procurou dialogar com todos os vereadores que se disseram contrários a lei, inclusive incorporando propostas destes", declara a entidade.

"Isso fez com que a lei ficasse mais de um anos tramitando na CCJ e mais de 2 anos pra ser aprovada em plenário, todos os argumentos foram incansavelmente debatidos. A tentativa do vereador só expõe nitidamente que ele é uma pessoa LGBTfóbica disposta a ir até às últimas consequência na caçada contra pessoas LGBTs. Não iremos nos calar e continuaremos na luta pelo direito de viver e existir".

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp