Política

Bolsonaro recua e revoga edital que excluiu 'Folha de S. Paulo' de licitação da Presidência

Isac Nóbrega/PR
Em outubro, Bolsonaro declarou, em postagem no Facebook, que boicotaria o jornal e seus anunciantes  |   Bnews - Divulgação Isac Nóbrega/PR

Publicado em 06/12/2019, às 13h49   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente Jair Bolsonaro revogou o edital que excluia o jornal Folha de São Paulo da concorência para renovar assinaturas digitais de veículos de mídia para o governo.

A decisão foi publicada pela Secretaria-Geral da Presidência nesta sexta-feira (6) no Diário Oficial da União.

O edital prevê gastos de R$ 194.393,64 para acesso digital de órgãos do governo aos maiores jornais do País. Em outubro, Bolsonaro declarou, em postagem no Facebook, que boicotaria "Folha" e seus anunciantes.

Na semana passada, o subprocurador-geral junto ao Tribunal de Contas da União (TCU), Lucas Furtado, apresentou representação em que pedia a adoção de uma medida cautelar para que o governo fosse proibido de excluir a publicação do processo de licitação.

Segundo o subprocurador, a exclusão do jornal do processo licitatório contraia os "estreitos limites da via discricionária do ato administrativo” e os “princípios constitucionais da impessoalidade, isonomia, motivação e moralidade”.

As ameaças do presidente também foram alvo de críticas por parte de entidades de defesa da imprensa.

Em nota, à época, a Associação Nacional de Jornais (ANJ) declarou que "a Presidência da República de uma nação democrática não pode se mover por impulsos, preferências ou favoritismos, mas sim pela impessoalidade que se espera do cargo”.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp