Política

Marta Rodrigues se revolta com ato racista na UFRB: "É inadmissível"

BNews
Vereadora disse que Comissão de Direitos Humanos está disponível para colaborar no debate e na luta contra o racismo  |   Bnews - Divulgação BNews

Publicado em 10/12/2019, às 18h45   Henrique Brinco


FacebookTwitterWhatsApp

Presidente da Comissão de Direitos Humanos e Democracia Makota Valdina, da Câmara Municipal de Salvador, a vereadora Marta Rodrigues (PT) repudiou, na tarde desta terça-feira (10), o ato de cunho racista promovido por um estudante de Ciências Sociais dentro da sala de aula na Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB).

O episódio aconteceu na segunda-feira (9), quando o estudante se recusou a receber um documento das mãos da professora por ela ser negra. "É inadmissível que casos como esses venham a ocorrer, principalmente na  UFRB, conhecida como a universidade mais negra do País. Inclusive, foi esta universidade, criada no governo Lula, que foi a primeira a formar uma turma de 12 médicos negros", afirmou a vereadora.

Como presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, a vereadora disse que o colegiado está disponível para colaborar no debate e na luta contra o racismo. "Estamos numa situação em que se fala muito de democracia e nada de direitos humanos. Creio que essas são as duas grandes batalhas para este século. E se não nos lançarmos nelas, o século será um desastre".

Entenda o caso
A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) emitiu nota de repúdio às atitudes racistas do estudante do curso de Ciências Sociais, Danilo Araújo de Góis, contra a professora Isabel Cristina Ferreira dos Reis e outros estudantes da universidade em Cachoeira. A UFRB também informou que já criou uma comissão para apurar o caso.

Vídeos enviados ao BNews [veja baixo] mostram que Danilo Góis se recusou a pegar uma folha na mão da professora na última segunda-feira (9). No registro é possível ver que o estudante pede para que a docente colocasse a prova na mesa para que ele pudesse pegar e não diretamente na mão dela. 

Ainda nas imagens, a coordenadora do colegiado do curso intervém na sala de aula pedindo para que o aluno se retirasse do ambiente para que a prova fosse aplicada e convocando que os alunos presentes fizessem uma ata pa

Assista ao vídeo:

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp