Política

"Sem dúvidas o óleo é venezuelano", diz presidente da CPI do Óleo

Adema/Governo de Sergipe
Os deputados integrantes da Comissão foram a Natal na quinta-feira (12) para uma reunião com a superintendência da Polícia Federal no Rio Grande do Norte  |   Bnews - Divulgação Adema/Governo de Sergipe

Publicado em 13/12/2019, às 17h14   Redação BNews e Agência Câmara


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Óleo, que investiga o aparecimento de manchas de óleo no litoral nordestino, deputado Herculano Passos (MDB-SP), não há dúvidas de que o material é de origem venezuelana.

"Não tem dúvida sobre a origem do óleo: é óleo venezuelano. E há uma chance muito grande de ter sido derramado de um navio grego a uma distância aproximadamente de 550 km das praias brasileiras", disse.

Os deputados integrantes da Comissão foram a Natal na quinta-feira (12) para uma reunião com a superintendência da Polícia Federal no Rio Grande do Norte. A origem do óleo foi informada aos parlamentares pela PF.

A principal suspeita recai sobre o petroleiro grego Bouboulina. A investigação, porém, enfrenta dificuldades porque o navio continua navegando em águas internacionais e atracando em países com os quais o Brasil não tem acordo internacional para diligências.

Herculano Passos lembrou que as futuras investigações da Polícia Federal serão compartilhadas com a CPI. “As investigações estão chegando ao autor. Espero que a gente consiga punir criminalmente. E nós, parlamentares, vamos procurar produzir leis que possam dar mais segurança à população brasileira em relação a acidentes que possam ocorrer futuramente.”

Emergência

O status de situação de emergência de 15 municípios baianos atingidos pelo óleo foi publicado no Diário Oficial da União desta sexta-feira (13).

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp