Política

Rui lamenta episódios de violência em Salvador e aguarda prisão de culpados nos próximos dias

Roberto Viana/ BNews
Governador definiu crimes como "lamentáveis" e garantiu investimento em segurança pública no próximo ano  |   Bnews - Divulgação Roberto Viana/ BNews

Publicado em 16/12/2019, às 17h44   Henrique Brinco e Luiz Felipe Fernandez


FacebookTwitterWhatsApp

Após um fim de semana violento na capital baiana, o governador Rui Costa (PT) finalmente se pronunciou nesta segunda-feira (16) sobre as chacinas dos motoristas de aplicativos, encontrados na Mata Escura, e o caso da Avenida Juracy Magalhães. O petista afirmou que o suspeito de um dos crimes "infelizmente" foi morto em confronto com a polícia, e aguarda que nos "próximos dias", os outros três acusados de envolvimento sejam presos.

"Nós tivemos dois episódios lamentáveis, tristes. Um episódio envolvendo motoristas de aplicativos. Um dos criminosos envolvidos já foi pego, infelizmente resistiu à prisão e veio à óbito. Os outros três já estão identificados. A polícia está buscando prendê-los, está intensificando e, espero nas próximas horas, próximos dias, prendê-los e entregá-los a julgamento da Justiça", comunicou.

Sobre a chacina na Avenida Juracy Magalhães, que terminou na morte de dois homens, uma mulher e uma criança de aproximadamente 1 ano, Rui Costa deu mais explicações. De acordo com o governador, a investigação aponta para um confronto entre facções rivais, motivado por vingança.

Ele afirmou que informações preliminares, como o fato de que duas das vítimas tinham "passagem pela polícia", indicam que se trata de uma disputa de "gangues".

"Está em andamento uma linha de investigação, mas duas das pessoas mortas tinham passagem pela polícia e viviam em determinada região da cidade, que nessa região foi constatado um assassinato de uma pessoa de outra região da cidade [...] as características indicam que é vinganç ade uma gangue com a outra. Esse episódio do final de semana, a polícia continua apurando em busca dos autores, mas a indicação a priori é de vingança de uma mrote de um dos criminosos por uma gangue rival de outra comunidade", explica.

Às famílias, Rui prometeu comprometimento com a segurança pública do estado em 2020. Assim como já havia sido anunciado por Walter Pinheiro, secretário de Planejamento, parte do orçamento do ano será para a expansão do programa de reconhecimento facial e também de leitura de placas automotivas. "Muitas vezes você não consegue evitar o crime, mas a eficiência do estado tem que ser na identificação dos criminosos", salientou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp