Política

Neto diz que já iniciou conversas com vereadores sobre reforma da Previdência municipal

Vagner Souza/ BNews
Segundo o prefeito, é "praticamente impossível" que o Município não faça sua reforma   |   Bnews - Divulgação Vagner Souza/ BNews

Publicado em 23/12/2019, às 10h48   Yasmin Garrido e Bruno Luiz


FacebookTwitterWhatsApp

O prefeito de Salvador, ACM Neto, afirmou nesta segunda-feira (23) que já começou a conversar com vereadores sobre o envio de um projeto para mudar as regras da Previdência dos servidores municipais. Ele não deu certeza de que o Executivo vai encaminhar a proposta, mas afirmou ser praticamente “impossível” não fazer isso, devido a regras estabelecidas por uma portaria do Ministério da Economia. 

“Estou avaliando os pontos todos [da reforma]. Vou aproveitar o mês de janeiro para fazer essas avaliações. Já comecei a conversar com os vereadores. É importante destacar que, com a nova portaria do Ministério da Economia, fica praticamente impossível que estados e municípios que tenham regime próprio de Previdência não se adequem às novas regras aprovadas em Brasília”, defendeu o prefeito. 

Segundo a portaria nº 1348, publicada no Diário Oficial da União de 4 de dezembro, estados e municípios com Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) têm até 31 de julho de 2020 para se adequar às novas regras previstas na reforma da Previdência aprovada pelo Congresso Nacional. O governador da Bahia, Rui Costa (PT), já enviou à Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) para alterar as regras previdenciárias dos servidores estaduais.

Notícia relacionada:

Em PEC da Previdência, Rui aumenta idade mínima de aposentadoria para servidores 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp