Política

Após ação no STF, Bolsonaro nomeia reitora do IFBA eleita há um ano

Reprodução/Diário Oficial
Há três dias, a professora acionou o STF alegando a “condução omissiva” do presidente  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Diário Oficial

Publicado em 24/12/2019, às 11h54   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Em decreto publicado nesta terça-feira (24), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) nomeou oficialmente a professora Luzia Mota como reitora do Instituto Federal da Bahia (IFBA). A nomeação acontece mais de um ano após Luzia ser eleita pela comunidade acadêmica do instituto.

Há três dias, a professora acionou o Supremo Tribunal Federal (STF) alegando em denúncia a “condução omissiva” do presidente. O ministro Edson Fachin havia dado dez dias para Bolsonaro justificar-se.

A nomeação de Luzia repercutiu entre a bancada de deputados da Bahia, que havia realizado abaixo-assinado cobrando a oficialização da professora no cargo.

"O eleito obrigatoriamente tem que ser o nomeado, mas como a professora Luzia é séria, comprometida com a educação pública, foi banida, vetada. Felizmente, venceu a mobilização da comunidade acadêmica”, destacou o deputado Jorge Solla (PT-BA), em suas redes sociais. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp