Política

Bolsonaro dedicou 30% da agenda a eventos com militares e religiosos em 2019

Alan Santos/PR
Representantes de sindicatos e movimentos sociais estiveram presentes em apenas 4% dos compromissos  |   Bnews - Divulgação Alan Santos/PR

Publicado em 03/01/2020, às 07h31   Redação BNews



O presidente Jair Bolsonaro dedicou cerca de 30% da sua agenda pública em 2019 a eventos com militares e religiosos. Por outro lado, representantes de sindicatos e movimentos sociais estiveram presentes em apenas 4% dos compromissos.

O levantamento foi feito pelo jornal Estado, que analisou 516 itens listados na agenda pública de Bolsonaro desde sua posse, em 1.º de janeiro. Não foram levados em conta neste levantamento encontros com parlamentares, governadores e prefeitos, nem reuniões com integrantes do governo.

O presidente participou de 106 eventos ligados a militares no decorrer do ano, entre condecorações, formaturas e encontros das Forças Armadas. 

Ainda de acordo com o levantamento, os eventos religiosos e encontros com líderes de igrejas somam 46 itens da agenda do primeiro ano de governo. Bolsonaro se reuniu com lideranças, e participou de celebrações, como a Convenção Nacional das Assembleias de Deus no Brasil e a 27ª edição da Marcha para Jesus, tornando-se o primeiro presidente a comparecer ao evento, em São Paulo. O presidente inclusive, deve contar com a colaboração dos evangélicos para conseguir assinaturas para a criação do novo partido Aliança pelo Brasil.

Por outro lado, Bolsonaro dedicou 22 encontros a entidades da sociedade civil organizada, como associações de classe, ONGs e sindicatos. Com empresários e representantes do agronegócio, o presidente do Brasil dedicou 124 encontros.
Viagens
Dos 74 deslocamentos feitos pelo presidente em 2019, quase dois terços das viagens (42) foram para o Sudeste, região onde Bolsonaro teve votação expressiva. O Nordeste, reduto de governadores do PT, foi visitado em sete oportunidades, segundo dados obtidos via Lei de Acesso à Informação. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp