Política

Tumor de Lula tem redução de 75%

Imagem Tumor de Lula tem redução de 75%
Ex-presidente foi submetido ainda nesta segunda à terceira sessão de quimioterapia  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 12/12/2011, às 20h02   Redação Bocão News




O tumor na laringe do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve uma redução de 75%, informou nesta segunda-feira a equipe médica do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Lula foi internado nesta segunda para dar continuidade ao tratamento de combate a um câncer na laringe, diagnosticado em outubro. A necessidade de cirurgia foi descartada, segundo Luiz Paulo Kowalski, especialista em cirurgia de cabeça e pescoço.

Ele chegou ao Sírio-Libanês às 7h30. Antes, porém, realizou exames para saber qual era o estado do tumor, diagnosdticado no final de outubro e originalmente com três centímetros de diâmetro. Segundo a equipe médica do hospital, geralmente a redução de tumores deste tipo fica entre 30% e 40% nessa etapa do tratamento. "Já esperávamos uma redução, mas não imaginávamos que fosse ser tanto", disse o oncologista Artur Katz.

O ex-presidente foi internado às 7h30 desta segunda-feira para dar continuidade ao tratamento. Antes, porém, realizou exames para saber qual era o estado do tumor, diagnosdticado no final de outubro e originalmente com três centímetros de diâmetro. Segundo a equipe médica do hospital, geralmente a redução de tumores deste tipo fica entre 30% e 40% nessa etapa do tratamento. "Já esperávamos uma redução, mas não imaginávamos que fosse ser tanto", disse o oncologista Artur Katz.

Alívio - Lula também realizou exames para identificar outras células cancerígenas, mas nada foi encontrado. "Ele chegou pela manhã um pouco apreensivo para a realização dos exames, mas quando recebeu a notícia dos resultados, sorriu, bastante aliviado", disse o médico Roberto Kalil Filho. Segundo o otorrinolaringologista Rubens de Brito, a diminuição an rouquidão de Lula já é um sinal de melhora do quadro do paciente.

O quadro foi considerado excelente já que, segundo os médicos, a redução de tumores semelhantes é, em média, de 30% a 40%. "Ele chegou pela manhã um pouco apreensivo para a realização dos exames, mas quando recebeu a notícia do resultado, sorriu, bastante aliviado", disse o médico Roberto Kalil Filho.

Alta - O ex-presidente foi submetido ainda nesta segunda à terceira sessão de quimioterapia. Ele deve receber alta até a noite desta terça-feira. A terceira sessão de quimioterapia foi antecipada para esta segunda. Segundo o oncologista Artur Katz, em janeiro, dará início a um tratamento diário de radioterapia, durante seis ou sete semanas, associado a pequenas sessões de quimioterapia, de efeito menos agressivo. Os médicos estimam que em março Lula já possa retomar sua agenda política e voltar a ter uma rotina normal.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp