Política

Governo Federal reduz gastos com a a Funai e Fundo Antidrogas

Reprodução/ Redes Sociais
Além da redução, investimentos do Ministério da Segurança na PRF e na PF estagnaram   |   Bnews - Divulgação Reprodução/ Redes Sociais

Publicado em 13/01/2020, às 12h53   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O Governo Federal, por meio do Ministério da Justiça e da Segurança, reduziu consideravelmente os gastos com a Fundação Nacional do Índio (Funai) e, ainda mais, com o Fundo Nacional Antidrogas. De acordo com a coluna Painel, da Folha de S. Paulo, dados do Portal da Transparência mostram ainda que estagnaram os investimentos nas Polícias Rodoviária Federal e Federal.

Com a FUNAI, os gastos foram reduzidos em 24,9%. O número pode ser considerado preocupante, já que recentes informações indicam uma redução no número de operações da Força Nacional de Segurança Pública em áreas indígenas e de proteção ambiental.

Já no Fundo Nacional Antidrogas a queda é ainda maior: 95,7% de redução. Este comportamento do governo é contraditório, já que, diferentemente da agenda política em relação à proteção dos indígenas, o combate ao tráfico e uso de entorpecentes é amplamente defendido. 

No ano passado, o Fundo passou por mudanças. Uma delas era a utilização de recursos provindos da venda de bens apreendidos, para aumentar a arrecadação e transferência para estados e municípios. No entanto, não há registro de valores contabilizados até o momento.

O Ministério também estagnou o investimento na Polícia Rodoviária Federal e Polícia Federal, o que significa que as operações foram realizadas com a reorganização dos recursos já existentes.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp