Política

Pedágio: Luiza Maia encabeça frente de luta contra fechamento de via

Imagem Pedágio: Luiza Maia encabeça frente de luta contra fechamento de via
A via Las Palmas, que é municipal, tem mais de 100 anos de existência  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 19/12/2011, às 17h39   Redação Bocão News



A deputada Luiza Maia (PT) avalia que o fechamento da via Las Palmas, alternativa ao pedágio da Estrada do Coco, é um acinte à população de Camaçari. Na madrugada da quinta-feira (14/12), a Concessionária Litoral Norte (CLN) instalou obstáculos na entrada do acesso, obrigando todos os motoristas que trafegam pela região a pagar para poder circular. A Prefeitura de Camaçari já acionou a Justiça e, ao que tudo indica, terá uma resposta nos próximos dias. Mas, enquanto o judiciário não se pronuncia, a parlamentar está organizando uma frente de luta contra o bloqueio.

A força-tarefa encabeçada pela petista – com o apoio do Movimento Pedágio Livre - visa denunciar a decisão equivocada do juiz Ricardo D’Ávila, da 5ª Vara da Fazenda Pública, que, contrariando entendimento anterior do Tribunal de Justiça da Bahia, autorizou a CLN a cercear o direito de ir e vir dos camaçarienses. 

“A via Las Palmas, que é municipal, tem mais de 100 anos de existência. Não faz sentido um magistrado de instância inferior, atendendo aos interesses de não sei quem, interpretar que o ‘local’ constitui-se como rota de fuga do pedágio”, argumentou.

A “bronca” de Maia não ficou só no discurso. Duas semanas atrás ela enviou ofício à ministra Eliana Calmon, presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), para que fossem apuradas as circunstâncias em que o juiz Ricardo D’Ávila deu sentença favorável à CLN. Em atendimento ao documento emitido pela parlamentar, o órgão solicitou a cópia completa do processo e vai tomar as devidas providências.

“Apesar de tudo, confio na justiça e espero, num curto espaço de tempo, que seja dada uma nova sentença contra a CLN e em prol do povo de Camaçari”, concluiu.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp