Política

João Durval entre senadores mais bem avaliados

Imagem João Durval entre senadores mais bem avaliados
Lídice e Pinheiro, eleitos em dobradinha na chapa de Wagner, ficaram fora da lista  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 27/12/2011, às 07h01   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

A revista Veja e o Núcleo de Estudos do Congresso, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, avaliaram o desempenho de deputados federais e senadores em 2011 com base em discursos e votos em “relação a questões vitais em tramitação nas duas casas legislativas”. Os temas analisados foram carga tributária, infraestrutura, qualidade de gestão pública, combate à corrupção, qualidade da educação e marcos regulatórios.

Entre os senadores, o mais bem avaliado foi Francisco Dornelles, do PP do Rio de Janeiro, que obteve nota 7,3. Em segundo e terceiro lugar ficaram Ana Amélia, PP do Rio Grande do Sul, e Waldemir Moka, PMDB Mato Grosso do Sul, com notas 7,2 e 6,3 respectivamente. O baiano que aparece em melhor posição é João Durval (PDT). O ex-governador da Bahia ficou na 12ª colocação, com 4,3 pontos.

Walter Pinheiro (PT) e Lídice da Mata (PSB), eleitos em dobradinha na chapa do governador Jaques Wagner, não apareceram na relação que possui 22 nomes.

Metodologia - As quatro proposições abaixo exemplificam a montagem do ranking.

1) Ganhou pontos o parlamentar cuja atuação favoreceu a aprovação da lei que determinou a fixação do salário mínimo (SM) por decreto presidencial. Abstraindo outras considerações secundárias, a nova lei permite ao Executivo um controle mais efetivo sobre sua gestão do gasto público, dado o impacto do valor do SM no déficit da Previdência e, por consequência, nas contas públicas.  

2) Ganhou pontos no ranking o parlamentar que ajudou a derrotar a Emenda 29, cujo texto recriaria a CPMF, o “imposto do cheque”, tributação que aumenta o custo de transação na economia, diminuindo a competitividade  e aumentando o “custo Brasil”.

3) Ganhou pontos o parlamentar que, mesmo derrotado, atuou contrariamente à aprovação do projeto do TAV, o  “trem-bala” que deverá ligar Campinas ao Rio de Janeiro. O projeto do TAV é um investimento caro que vai inibir gastos mais efetivos em infraestrutura que são urgentes: em metrôs e aeroportos.

4) Ganhou pontos o parlamentar cuja atividade contribuiu para a aprovação do cadastro positivo, medida que disciplina a formação e a consulta a bancos de dados com informações financeiras de pessoas e empresas, diminuindo o custo dos empréstimos para os bons pagadores.


Clique aqui e veja a relação completa!


Composição: Bocão News
Nota publicada às 16h de segunda (26)

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp