Política

Governo Bolsonaro pretende desmembrar superministério da Justiça e Segurança Pública

Divulgação
A ideia é reduzir os poderes dos novos ministros  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 25/04/2020, às 14h25   Redação BNews



O Governo Bolsonaro está avaliando desmembrar o Ministério da Justiça e Segurança Pública após a saída de Sergio Moro da pasta. A ideia é reduzir o poder do novo ministro, já que a junção dessas áreas foi uma forma de o presidente Jair Bolsonaro ofertar um superministério ao ex-juiz, que tinha sob sua batuta o comando da Polícia Federal.

De acordo com a colunista Andréia Sadi, o desenho mais provável é voltar à estrutura adotada no Governo Temer: uma pasta para a Justiça e outra para a Segurança Pública. Bolsonaro já tinha cogitado a ideia em 2019, quando seu relacionamento com Moro estava em crise. No entanto, ele voltou atrás após o ex-juiz garantir que sairia do governo se as polícias não estivessem sob o seu comando.

Nos bastidores, aparecem nomes como os dos ministros Jorge Oliveira (Secretaria-Geral da Presidência) ou André Mendonça (Advocacia-Geral da União) para a Justiça, e o do ex-deputado federal Alberto Fraga para a Segurança Pública. Ambos teriam relacionamento pessoal com Bolsonaro ou seus filhos.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp