Política

Neto e Rui lamentam morte do ex-presidente do Bahia e político baiano Fernando Schmidt

Felipe Oliveira / EC Bahia / Divulgação
Ex-dirigente faleceu na madrugada desta segunda-feira, aos 76 anos  |   Bnews - Divulgação Felipe Oliveira / EC Bahia / Divulgação

Publicado em 04/05/2020, às 16h31   Léo Sousa


FacebookTwitterWhatsApp

O governador Rui Costa (PT) e o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), lamentaram a morte do ex-presidente do Esporte Clube Bahia e político baiano Fernando Schmidt, falecido na madrugada desta segunda-feira (4), aos 76 anos, por complicações neurológicas.

Nas redes sociais, Rui destacou o perfil "correto e coerente" de Schmidt ao lamentar a sua morte. "Com muita tristeza, nos despedimos hoje de Fernando Schmidt. Como vereador, ministro e secretário de Estado, no governo Jaques Wagner, ele sempre se destacou pela correção e coerência. Schmidt foi um ser humano íntegro, generoso e leal aos amigos. Lutou pela democracia no país e no Esporte Clube Bahia, onde foi o primeiro presidente eleito democraticamente. Marcou a história do clube e se tornou uma referência na política baiana graças a sua postura ética e respeitosa nos cargos que ocupou. Que Deus conforte familiares e amigos neste momento de dor", escreveu o governador.

Fernando Schmidt foi o primeiro presidente do Bahia eleito pelo voto direto dos sócios do clube, fato ressaltado por ACM Neto. Por meio da sua assessoria, o prefeito destacou o papel de Schmidt "na formação de uma frente ampla, formada por diversos setores representativos da sociedade baiana, que garantiu a implantação de eleições livres e diretas em um dos clubes de futebol mais amados do Brasil, o Bahia".

Neto afirmou ainda que o ex-presidente tricolor foi um “homem público que prestou relevantes serviços à cidade de Salvador, como vereador, e à Bahia, como secretário de Estado”. 

“Schmidt soube transitar entre as diversas matizes do cenário político nacional, difundindo em cada gesto a ideia de que adversários não são inimigos”, complementou.

Fernando Schmidt estava internado no Hospital Jorge Valente, em Salvador, desde o último dia 23, em decorrência de problemas neurológicos. Ele convivia ha décadas com um quadro de diabetes.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp