Política

Integrante da Frente da Agropecuária, Arthur Maia pede "discussão madura" sobre indígenas: "Querem colocar índio como objeto"

Cleia Viana/Câmara dos Deputados
Fachin suspendeu, nesta quinta, os efeitos de um parecer da Advocacia-Geral da União (AGU) com regras sobre o conceito e a demarcação de terras indígenas  |   Bnews - Divulgação Cleia Viana/Câmara dos Deputados

Publicado em 08/05/2020, às 15h33   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Integrante da Frente Parlamentar da Agropecuária, o deputado federal baiano Arthur Maia (DEM) criticou, em entrevista à CNN Brasil nesta sexta-feira (8), o tratamento dado aos índios brasileiros. Nesta quinta-feira (7), o ministro Edson Fachin suspendeu parecer que determina direito aos indígenas apenas a terras ocupadas até a promulgação da Constituição de 1988.

"É preciso que a gente tenha uma discussão mais madura sobre a questão indígena. [...] A gente vê que nessas discussões colocadas a ideia que prevalece é colocar o índio dentro da reserva e deixar lá, sendo mantido pela Funai [Fundação Nacional do Índio]. [...] Querem colocar o índio como objeto de contemplação para nós, público, civilizados", disse o parlamentar.

Fachin suspendeu os efeitos de um parecer da Advocacia-Geral da União (AGU) com regras sobre o conceito e a demarcação de terras indígenas. O documento foi editado em julho de 2017, no governo Michel Temer.

"Não adianta o ministro Edson Fachin dá uma liminar hoje, votarmos uma lei amanhã. O que precisamos é, de uma maneira racional e madura no nosso País, definir: queremos dar a sua emancipação econômica?", indagou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp