Política

Walter Pinheiro entrega o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2021 à AL-BA

Divulgação
Previsão de receitas para o próximo ano é da ordem de R$ 50,2 bilhões  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 14/05/2020, às 17h38   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O secretário estadual do Planejamento, Walter Pinheiro, entregou, nesta quinta-feira (14), ao presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), o deputado Nelson Leal, o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) para o ano de 2021.

A apresentação do documento foi feita através de videoconferência, por causa da pandemia do novo Coronavírus.

De acordo com o projeto, a previsão de receitas para o ano de 2021 é da ordem de R$ 50,2 bilhões, superior em 2,7% à de 2020. O Produto Interno Bruto (PIB) em 2020 poderá sofrer retração de -5,1%, segundo estimativa da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria Estadual do Planejamento (Seplan).

“Os efeitos da pandemia da Covid-19 e das medidas sanitárias e econômicas adotadas para combatê-la, inevitavelmente, têm afetado as atividades econômicas em todo o mundo e aqui na Bahia não tinha como ser diferente. É importante ressaltar que este Projeto de Lei foi elaborado neste ambiente, em que foi declarado o Estado de Calamidade Pública em todo o território baiano. Neste contexto, as metas para os indicadores fiscais do Estado foram estabelecidas de modo a evidenciar o compromisso do Governo com a sustentabilidade da dívida e com os princípios de responsabilidade fiscal na gestão dos recursos públicos”, observou o secretário Walter Pinheiro

Sobre as possibilidades de retomada do crescimento para próximo ano, Pinheiro destaca o potencial da agropecuária, principalmente das exportações de soja, algodão e milho.

“Esses setores são capazes de dinamizar a economia baiana e criar um ambiente promissor para atração de novos empreendimentos e consolidação das atividades já existentes, com aumento da competitividade e ganhos de produtividade da economia”, avalia.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp