Política

Ex-secretário geral do Itamaraty avalia atual política externa brasileira como "lunática" e "injustificável"

Reprodução/Agência Brasil
Para o embaixador Marcos Azambuja, a política externa capitaneada por Ernesto Araújo causa danos ao País   |   Bnews - Divulgação Reprodução/Agência Brasil

Publicado em 15/05/2020, às 08h57   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O ex-secretário geral do Itamaraty, e embaixador, Marcos Azambuja avalia que a atual política externa brasileira é "lunática" e "injustificável à luz dos nossos interesses e valores". De acordo com informações do jornal o Estado de São Paulo desta sexta-feira (15), a declaração foi dada durante o debate realizado na noite da última quinta (14).

O evento foi organizado pelo Centro Brasileiro de Relações Internacionais e transmitido ao vivo. Azabuja disse que viveu uma vida inteira cultivando uma linguagem diplomática "suave", "precisa", com o objetivo de reduzir os problemas por meio da negociação, mas que não nota a mesma iniciativa da atual diplomacia brasileira.

"Não consigo ter essa sobriedade. Nós estamos tendo uma política externa simplesmente lunática, que causa danos a nós mesmos, que é injustificável à luz dos nossos interesses e valores”, lamentou. 

Desde o início da pandemia do novo coronavírus, o Ministério das Relações Exteriores, capitaneado pelo ministro Ernesto Araújo, se envolveu em uma série de incidentes diplomáticos - a maioria deles relacionado à China, maior parceiro comercial do Brasil.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp