Política

Governadores do Nordeste vão enviar ao STF dossiê sobre fake news

Vagner Souza/Bnews
Na quarta (27), a Polícia Federal cumprisse mandados de busca e apreensão  |   Bnews - Divulgação Vagner Souza/Bnews

Publicado em 28/05/2020, às 09h54   Nilson Marinho


FacebookTwitterWhatsApp

O governador da Bahia, Rui Costa (PT) anunciou que, ao lado de outros governadores da região Nordeste, vai enviar ao Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quinta-feira (28) um "dossiê completo, com datas, horários e locais" sobre fake news criadas contra as instituições e políticos durante a pandemia do novo coronavírus.

Em entrevista à rádio BandNews FM de Salvador, Rui afirmou que o material que será enviado à Corte é fruto de um "levantamento detalhado" que prova que o impulsionamento de notícias falsas é financiado por um grupo organizado. 

"O mesmo card é lançado na mesma hora, no mesmo dia, e, automaticamente, no mesmo estado, mudando apenas a foto do governador e o nome do estado. O contéudo calunioso, mentiroso é o mesmo. Ou seja, o ataque acontece de forma sistemática e organizada, comprovando que é uma ação programada por computadores e robôs e com pessoas que disseminam isso. É uma máquina de destruir a democracia e as instituições públicas", comentou o governador.

Na quarta (27), o ministro Alexandre de Moraes determinou que a Polícia Federal cumprisse mandados de busca e apreensão contra empresários e blogueiros apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) que supostamente estariam disseminando e financiando os conteúdos.

Ao todo, 17 pessoas são investigadas no inquérito, entre elas Luciano Hang, dono da Rede Havan, e Edgard Corona, fundador e presidente do grupo Bio Ritmo, que engloba as redes de academia Bio Ritmo e Smart Fit. O petista disse que o material endossará ainda mais a denúncia contra os investigados.

"Vamos entregar o dossiê hoje para municiar [ a investigação].  Algumas pessoas que foram alvo ontem da operação são os autores de calúnias não só contra o STF, mas, também, contra os governadores. Vamos provar", completou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp