Política

Presidente da UPB afirma que ajuda do Governo Federal ainda não chegou a municípios baianos

Tácio Moreira/Metropress
Eures Ribeiro disse ainda achar difícil a realização das eleições municipais este ano  |   Bnews - Divulgação Tácio Moreira/Metropress

Publicado em 03/06/2020, às 15h01   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente da União dos Municípios da Baha (UPB), Eures Ribeiro, afirmou nesta quarta-feira (3), em entrevista à Rádio Metrópole, que os municípios baianos ainda não receberam os recursos do socorro aos estados e municípios aprovado no Congresso Nacional.

"Os recursos ainda não chegaram aos cofres dos municípios. Os municípios ainda não receberam nada. Serão quatro parcelas que não serão apenas para combate ao coronavírus. Uma parte do recurso é para pagar folha de pagamento, luz, água, porque se não para tudo. Essas parcelas representam apenas 30% da perda que os municípios tiveram", disse Eures, que também é prefeito de Bom Jesus da Lapa e vice-presidente da Confederação Nacional dos Municípos (CNM).

O presidente da UPB comentou as dificuldades que prefeitos têm tido pela queda na arrecadação municipal.

“Nosso problema não é nem como gastar, é o que gastar porque não temos o que gastar. Os municípios têm sofrido com a queda de ICMS, nossa principal fonte de receita. O ICMS praticamente desapareceu, porque os serviços é que gera mais o ICMS e com o comércio fechado consequentemente houve uma queda considerável. Então é muito preocupante”, afirmou.

Eurez fez também elogios ao trabalho desempenhado pelo governador do estado, Rui Costa (PT).

"Rui tem cumprido com suas promessas. A promessa era que o governo ia cuidar da média e alta complexidade. Ele disse que iria garantir, e está garantindo mesmo. Tive um caso grave e em menos de 24h eu consegui UTI [...] O governo da Bahia têm cumprido com os municípios e com o povo baiano do interior”, declarou.

O presidente da União dos Municípios da Bahia considerou ainda que acha "difícil" a realização das eleições municipais este ano, diante da pandemia do novo coronavírus. Ele revelou que se reuniu recentemente com deputados da bancada baiana para discutir a questão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp