Política

Flávio Bolsonaro deve ser blindado pelo Congresso

Reprodução
Parlamentares enxergam rachadinha como algo comum em assembleias legislativas país afora  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 20/06/2020, às 09h09   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) não deve enfrentar processos no Congresso Nacional, após a prisão de seu ex-assessor Fabrício Queiroz. Ao menos é o que deixam claro os presidentes do Senado Davi Alcolumbre, e da Câmara, Rodrigo Maia, em conversas com o governo.

Os sinais têm sido dados. Na quinta-feira (18), durante mais de 6 horas de sessão do Senado, o nome de Fabrício Queiroz foi citado apenas uma vez, pelo senador Alessandro Vieira. As manifestações feitas até agora pelo presidente do conselho de ética, Jayme Campos, do DEM do Mato Grosso, também vão nesse sentido. Ele só pretende tratar do assunto em sessão presencial, prevista para ocorrer apenas no dia 15 de julho.

As justificativas para este cenário são várias. A principal é a de que Flávio não pode ser punido por atos anteriores ao mandato. Também não há interesse em potencializar ações do Ministério Público do Rio de Janeiro. Primeiro porque seria valorizar uma classe que historicamente incomoda politicos.

Segundo porque dentre alguns senadores há a percepção de que pode haver influência no órgão do governador Wilson witzel, adversário político de Bolsonaro. Terceiro porque a maioria do congresso não considera grave a prática da rachadinha que é imputada a Flávio. Dizem ser algo comum em assembleias legislativas país afora e que não é motivo para cassar o mandato de um senador da República..

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp