Política

Prefeitura autoriza construção dos trechos dois e três do BRT

Valter Pontes/Secom
Estimativa é de que as obras custem em torno de R$ 285 milhões aos cofres municipais  |   Bnews - Divulgação Valter Pontes/Secom

Publicado em 29/06/2020, às 13h46   Redação BNews



A prefeitura de Salvador autorizou nesta segunda-feira (29) a construção de mais dois trechos do sistema Bus Rapid Transit (BRT). Um dos corredores exclusivos será localizado entre o Loteamento Cidade Jardim e a Estação da Lapa, e o outro vai ligar o Parque da Cidade até a Pituba. Será feita também uma intervenção complementar, que vai ligar as avenidas Tancredo Neves e Magalhães Neto.

As ordens de serviço para início imediato das obras foram assinadas pelo prefeito ACM Neto, no canteiro central da ligação Garibaldi-Lucaia. Também estiveram presentes o vice-prefeito Bruno Reis e os secretários de Mobilidade (Semob), Fábio Mota, e Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Luciano Sandes.

"A ideia é de que, ainda este ano, possamos ter essa fase concluída, o que já começa a trazer funcionalidade para o projeto", afirmou o prefeito. Neto prevê que a conclusão das obras nos três trechos vai oferecer uma solução de mobilidade nas avenidas ACM, Juracy Magalhães, Tancredo Neves e Magalhães Neto.

Segundo a prefeitura, as intervenções têm recursos oriundos de financiamento e são acompanhadas por órgãos fiscalizadores, como o Tribunal de Contas da União (TCU).

A expectativa da gestão municipal é que o novo modal, com construção do primeiro trecho em andamento, possibilite a criação de linhas exclusivas para o transporte público, automóveis e bicicletas em corredores de tráfego próprios e segregados que reduzam o tempo do soteropolitano no trânsito, sobretudo em áreas historicamente marcadas por grandes congestionamentos. O sistema será integrado ao metrô.

Trecho dois

De acordo com o vice-prefeito Bruno Reis, que acompanhou o processo de elaboração da segunda e terceira etapas quando ainda estava à frente da secretaria de Infraestrutura, as obras são importantes e estratégicas para o crescimento da cidade.

Durante a apresentação, ele informou que o segundo trecho terá extensão de 6,9 km, partindo do Hospital Aliança até a Estação da Lapa, incluindo a Avenida Vasco da Gama. 

As intervenções estão a cargo do Consórcio Engetec/PCE, com investimento de R$ 203,7 milhões. As obras nesse trajeto têm previsão de conclusão no primeiro semestre de 2022.

O cronograma prevê o aproveitamento das vias de ônibus convencionais já existentes ao longo da Avenida Vasco da Gama, adaptando-a para uso do sistema BRT. Também está prevista a implantação de novas vias exclusivas, além das estações Vasco da Gama, Ogunjá, Hospital Geral do Estado, Rio Vermelho, Pedrinhas e Cidade Jardim.

Esta etapa ainda engloba a construção de elevados e viadutos nos principais locais de cruzamento viário ao longo do corredor, especificamente na Rótula dos Barris, Avenida Garibaldi/Rua Lucaia e Vale das Pedrinhas. Os serviços abrangem também intervenções de macrodrenagem, urbanização e paisagismo, ciclovias e ciclofaixas.

Sentido orla

Já o terceiro trecho segue no sentido orla, a partir do Parque da Cidade até o Posto Namorados, na Pituba, e está previsto para ser finalizado em maio de 2021, ou seja, antes do trecho dois.

Com percurso menor, de apenas 1,8 km, as obras no local terão investimento de R$ 37,6 milhões e serão de responsabilidade da Engetec Construções e Montagem S/A. Nessa extensão, estão previstas três estações: uma no Parque da Cidade, outra no Itaigara e mais uma na Pituba.

Intervenções complementares

A implantação do BRT também envolve obras complementares. Uma delas é será a trincheira bidirecional que liga as avenidas Tancredo Neves e Magalhães Neto. Com investimento de quase R$43 milhões, a intervenção é realizada através do Consórcio OAS/Future ATP, com prazo de conclusão em 11 meses.

As obras vão envolver construção de via nova e subterrâneo, recapeamento de vias existentes, ajustes na passarela existente, drenagem, iluminação em LED, paisagismo e equipamentos urbanos. A intenção é proporcionar conexão direta da Avenida Magalhães Neto com a região interna (miolo) e com a pista principal da Avenida Tancredo Neves.

Com isso, a prefeitura projeta que o fluxo intenso no trecho da pista marginal da Avenida Tancredo Neves entre a Avenida Magalhães Neto e a Rua José Peroba deve ser reduzido, melhorando a fluidez na Tancredo Neves ao priorizar o transporte coletivo. Visa também facilitar o acesso dos pedestres ao “miolo” ampliando a passarela existente e possibilitar a implantação de ciclovia na região.

Balanço

Com 75% de obras concluídas, o trecho um do BRT possui 2,9 km de extensão e liga o Loteamento Cidade Jardim (Parque da Cidade) à região do Shopping da Bahia (Estação de Integração BRT/Metrô). Até agora, quatro elevados (viadutos) foram entregues.

Um dos equipamentos fica entre a concessionária Baviera e o supermercado Sam’s Club (sentido Shopping da Bahia ao Parque da Cidade). O outro está situado na região do Cidadela, começando próximo da entrada do bairro da Polêmica e finalizando perto da antiga Comercial Ramos (também no sentido Shopping da Bahia ao  Parque da Cidade).

Mais dois viadutos compõem o complexo viário João Gilberto, nas imediações do Parque da Cidade, no Itaigara. Três outros elevados estão em construção neste trecho um do BRT. As obras preveem a construção de duas estações para embarque e desembarque de passageiros, no Cidadela e no Walmart.

Articulados

De acordo com a prefeitura, os veículos utilizados pelo novo modal serão do tipo ônibus articulados com capacidade nominal de 170 passageiros, portas largas e comprimento máximo de 23m.

A previsão é de que, operando a uma velocidade média comercial de 25 a 40 km/h, os tempos de percurso serão reduzidos se comparados aos atuais níveis de operação.

Os estudos de demanda realizados pela prefeitura indicaram que o primeiro ano de operação do BRT terá um total de 31,6 mil passageiros/hpm (hora de pico) e 346 mil/dia.

Classificação Indicativa: Livre

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