Política

Em nova live com Denice, Rui volta a criticar cobertura da assistência básica de saúde em Salvador

Reprodução/Facebook
Conversa teve participação ainda do deputado e médico Jorge Solla (PT) e da subsecretária de Saúde do Estado, Tereza Paim  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Facebook

Publicado em 04/07/2020, às 12h45   Luiz Felipe Fernandez


FacebookTwitterWhatsApp

Em nova live transmitida neste sábado (4) nas redes sociais, a pré-candidata do PT à Prefeitura de Salvador, Major Denice, conversou com o governador Rui Costa, o deputado federal e médico Jorge Solla (PT) e a subsecretária Tereza Paim, sobre a situação da sáude na capital.

Como mediadora, Denice convocou novamente as pessoas para enviarem sugestões de propostas para o canal Salvador Mãe de Todos. O objetivo é "ouvir" a população e incluir os pleitos na sua proposta de campanha.

O assunto mais abordado pelo governador, e que foi o gancho do debate, foi a assistência à saúde básica. Rui destacou que a capital baiana tem média abaixo da maioria dos municípios baianos, com menos de 50% de cobertura.

"Tem que colocar como meta passar de 50% de cobetura. Praticamente todas as cidades da Bahia jpa ultrapassaram essa marca, exceto Salvador [...] um dos objetivos fundamentais é levar a saúde básica ampliando e investindo em novas unidades", ressaltou o governador, que listou as obras feitas na área pelo Estado, como as Policlínicas Regionais. 

Subsecretária de Saúde do Estado, Tereza Paim traçou um paralelo entre a importância do investimento na saúde básica com a crise da Covid-19. 

A campanha pelo uso de máscaras feita pelo Governo da Bahia, que contou com a adesão da população, segundo Tereza, foi fundamental para a prevenção do novo coronavírus no estado, que tem uma taxa de contaminação abaixo da maior parte das grandes federações.

Paim destacou que a Bahia é o segundo estado que mais testa para Covid-19, o que impacta significativamente no controle da doença.

O deputado federal e ex-secretário de Saúde do Estado, Jorge Solla também fez elogios ao empenho do governador Rui Costa frente à pandemia do novo coronavírus. No entanto, lamentou a ineficiência do Governo Federal e acusou o Ministério da Saúde de omissão na compra de EPI's e na construção de leitos de UTI para o enfrentamento da doença.

"Infelizmente não temos tido, por parte do governo federal, o devido enfrentamento. Felizmente o governador da Bahia tem feito a diferença, é um exemplo para o Brasil inteiro. Precisávamos ter no plano nacional, uma ação decisiva do governo e do Ministério da Saúde [...] 95% dos EPI's, quem está comprando são estados e municípios", alertou Solla.

O parlamentar ressaltou que foi formada uma comissão que discutiu com o Ministério da Saúde, ainda antes do Carnaval, a chegada da Covid-19 no país. Na ocasião, foram acertados não somente a compra de equipamentos de proteção, como ficou prometida a construção de 14 mil leitos de UTI por parte do Governo Federal, o que nunca foi cumprido.

Escolhido como país-teste para vacinas produzidas por laboratórios, o Brasil, segundo Solla, deve se orgulhar do SUS. Segundo ele, a universalidade e amplitude do sistema foi um dos motivos do país ter sido escolhido para os testes - além da ineficiência do Governo Federal em conter a disseminação.

Major Denice garantiu que a atenção à saúde básica será um dos focos do seu planejamento. Ela agradeceu a presença dos convidados e aproveitou para anunciar a próxima live, com participação do ex-prefeito de São Paulo e ex-ministro da Educação, Fernando Haddad.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp