Política

Toffoli quer evitar julgamento de suspeição de Moro em processo contra Lula

Marcelo Camargo/Agência Brasil
Ministro teria dito a outros membros da Corte que o tema não deveria voltar à pauta após o recesso  |   Bnews - Divulgação Marcelo Camargo/Agência Brasil

Publicado em 08/07/2020, às 07h52   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Tóffoli, teria dito a interlocutores que é contra o julgamento de suspeição do ex-juiz Sergio Moro, no caso de habeas corpus do ex-presidente Lula, que poderia anular sua condenção nos casos do tripléx e do sítio em Atibaia (SP).

Uma decisão singicaria uma derrota principalmente para a força-tarefa da Lava-Jato, beneficiada pela atuação de Moro, conforme foi comprovado no caso conhecido como "Vaza Jato", em conversas do então juiz com membros da operação.

Toffoli, segundo O Antagonista, tem uma gestão marcada pelo tom pacificador, e a anulação da condenção de Lula voltaria novamente às atenções ao Supremo, que tem sofrido repetidos ataques nos últimos meses por parte dos apoiadores radicais bolsonaristas.

Novo presidente da segunda turma, o ministro Gilmar Mendes deve pautar o caso até setembro, antes da aposentadoria de Celso de Mello em novembro, ministro decano que tem o voto decisivo.

Em jogo, estará a possibilidade do ex-presidente voltar ao cenário eleitoral e a descredibilização do presidente Jair Bolsonaro.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp