Política

Confira os vereadores de Salvador que mais faltaram no primeiro semestre de 2020

Reginaldo Ipê/CMS
Apesar da adoção de sessões remotas e semi-presenciais, diversos parlamentares de ausentaram de sessões  |   Bnews - Divulgação Reginaldo Ipê/CMS

Publicado em 13/07/2020, às 16h44   Tiago Paiva


FacebookTwitterWhatsApp

Apesar de todas as dificuldades logísticas causadas pela pandemia do novo coronavírus, a Câmara Municipal de Salvador (CMS) segue em funcionamento através de sessões remotas e semi-presenciais. No entanto, nem todos os vereadores conseguiram marcar presença no plenário virtual no primeiro semestre de 2020.

Um levantamento feito pelo BNews através de dados disponibilizados pelo Portal da Transparência da CMS evidencia o número de faltas dos parlamentares soteropolitanos. As faltas se dividem entre ausências e licenças, estas últimas previstas no regimento da Casa em caso de alocação em outras funções tratamento de saúde, missões temporárias, interesse particular sem remuneração, gestação/adoção/guarda ou doença de pessoa da família.

Considerando os números gerais das 25 sessões realizadas até junho de 2020, o vereador Cezar Leite (PRTB) lidera a lista de parlamentares faltosas, não comparecendo a seis sessões. Em contato ao BNews, o vereador Cezar Leite justificou sua licença através de um atestado médico de 14 dias, por conta de um problema de saúde, que o impossibilitou de comparecer à Câmara por 6 dias. 

Em segundo lugar, há um empate quádruplo entre Sílvio Humberto (PSB), Hélio Ferreira (PCdoB), Alfredo Mangueira (MDB) e Alexandre Aleluia (DEM), com três ausências cada. Confira no gráfico abaixo a lista completa de faltas, incluindo licenças e ausências não justificadas:

LICENÇAS - Partindo para o número de licenças, três dos líderes gerais tiveram todas as suas faltas de forma licenciada: Cezar Leite (6), Sílvio Humberto (3) e Alexandre Aleluia (3). Além dos parlamentares em questão, os vereadores Zé Trindade (PSB), Ireuda Silva (Republicanos) e Ana Rita Tavares (PT) fecham a parte mais alta da lista com duas faltas cada.

AUSÊNCIAS - Já nas faltas classificadas como ausência, a situação se modifica. Os parlamentares Hélio Ferreira (PCdoB) e Alfredo Mangueira (MDB) lideram com três ausências cada. Maurício Trindade (MDB), Aladilce (PCdoB), Téo Senna (PSDB), Pedro Godinho (DEM), Odiosvaldo Vigas (PDT), Marcelle Moraes (DEM), Lorena Brandão (PSC), Isnard Araújo (PL) e Daniel Rios (Patriota) tem uma falta cada.

Em caso de falta não justificada pelo edil, é efetuado um desconto de um valor correspondente a 3% do subsídio recebido. Ainda de acordo com o regimento da CMS, a presença às Sessões é obrigatória, com exceção de missão oficial, licença, falta justificada e obstrução.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp