Política

Políticos criticam esvaziamento da Festa do Bonfim

Imagem Políticos criticam esvaziamento da Festa do Bonfim
Geddel, Lucio Vieira Lima, José Carlos Aleluia e ACM Neto dispararam contra o governador  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 12/01/2012, às 14h50   Marivaldo Filho


FacebookTwitterWhatsApp

Um dos fatos mais marcantes da Lavagem do Bonfim, este ano, foi a diminuição do público. Baianos e turistas não participaram da mesma forma, em relação às edições anteriores. O governador da Bahia, Jaques Wagner, não foi poupado de críticas de políticos da própria população. 

“Nunca vi uma festa do Bonfim tão fácil de andar e de dançar. O gostoso é quando está mais apertadinho, com aquele empurra-empurra bom”, afirmou Geraldina Nascimento, de 47 anos, que participa dos festejos há, pelo menos, 40 anos, segundo ela.

Na mesma linha, o presidente estadual do PMDB, Lúcio Vieira Lima.  Na opinião do peemedebista, “o ponto mais deficiente do governo é o próprio governador. A incompetência do governador Jaques Wagner se reflete no esvaziamento da festa do Bonfim”. Para Lúcio, “tanto os baianos quanto os turistas não participaram da festa como em outros tempos por causa da insegurança, do medo de ser assaltado e da violência que assolam a Bahia”. 

A família segue bem alinhada, principalmente em relação às criticas direcionadas ao governador. “Sou ‘bonfinzeiro’ desde pequeno e nunca vi uma situação como essa, a quantidade de buracos e espaços vazios nessa tradicional festa do nosso Estado é impressionante”, desabafou o peemedebista Geddel Vieira Lima.

Neto inicia “campanha”

O deputado federal e pré-candidato a prefeitura de Salvador, ACM Neto (DEM), já deu a largada em sua “campanha” visando a cadeira do Palácio Thomé de Souza. Em ano eleitoral, Neto é apontado pelos fiéis, que seguem pelo cortejo em direção à Colina Sagrada, como o político mais simpático e acessível dentre os pré-candidatos presentes.

O deputado cumprimenta e beija quase todos que passam pela frente. Vendedores ambulantes, as tradicionais baianas com água de cheiro, e até turistas – que não votam em Salvador - são alvos do político que lembra, e muito, o seu avô, Antônio Carlos Magalhães (ACM), que era "mestre" na arte de cativar na tradicional festa de Salvador.


Em entrevista à equipe de reportagem do Bocão News, Neto disse que é absolutamente normal esse corpo a corpo com todos que participam do evento. “Estamos aqui este ano, como estivemos em todos os anos. Esse contato é o termômetro que dá para sentir a vontade do povo, mas não falo como candidato. Só saberemos quem será o representante do partido em março”, disse Neto.

Questionado se a não aparição de Mário Kértezs (PMDB) e Antônio Imbassahy (PSDB) na tradicional lavagem mostra o enfraquecimento da oposição, Neto desconversou e preferiu ser breve na resposta. “Eles só não estão aqui por motivos de força maior”, concluiu.

Propaganda antecipada

Uma das legendas com mais representantes na Lavagem do Bonfim, o Partido Progressista (PP), estampou muitos balões e camisetas com o numero 11 da legenda durante a festa religiosa que acontece na manhã desta quinta-feira (12). Mas, o presidente estadual do PMDB, Lucio Vieira Lima, não deixou passar em branco e prometeu denunciar o PP por propaganda eleitoral antecipada. “Eles se anteciparam e vão ter que pagar por isso. Vou entrar em contato com Ademir Smerin, advogado do partido, para que eles sejam punidos” exclamou o deputado federal.

Passarela

O deputado federal José Carlos Aleluia, DEM, direcionou sua insatisfação para o andamento da obra da passarela próxima ao estádio de Pituaçu, na Paralela. “É um crime o andamento dessa obra. Um já morreu. O governador está esperando outro morrer para terminar? ”, questionou.


Confira galeria de fotos da Lavagem do Bonfim aqui!


Fotos: Gilberto Júnior// Bocão News


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp