Política

Futuca avalia que disputa pela presidência da Câmara fez "blocão" perder finalidade

Arquivo BNews
DEM e o MDB desembarcaram do grupo já de olho no pleito. O líder do MDB, Baleia Rossi é considerado um nome que pode ser apoiado por Rodrigo Maia  |   Bnews - Divulgação Arquivo BNews

Publicado em 28/07/2020, às 09h35   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente do MDB na Bahia, Alex Futuca, avalia que o desembarque do DEM e o MDB do chamado blocão acontece em um contexto de perda de finalidade do grupo. "Esse chamado blocão foi formado para que os partidos tivessem êxito e celeridade nas votações que são importantes para o país", avaliou.

"Nesse momento, em que está se desenhando uma disputa pela presidência da câmara, acredito que nesse momento o blocão perde sua finalidade", continuou. O DEM e o MDB, que juntos somam 63 cadeiras, anunciaram que vão desembarcar do blocão, que hoje reúne formalmente nove legendas e mais de 200 parlamentares, dentre eles muitos do "Centrão".

O blocão hoje é composto por PL, PP, PSD, MDB, DEM, Solidariedade, PTB, PROS e Avante.De acordo com o jornal Folha de São Paulo, a decisão mira na construção de uma candidatura à presidência da Câmara. Para isso, ao deixarem o bloco, os partidos conseguiriam enfraquecer o líder do PP, Arthur Lira, que começo a se aproximar do governo.

Atualmente, o líder do MDB, Baleia Rossi é considerado um nome que pode ser apoiado pelo atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia. Futuca acredita que Rossi, que também é presidente do MDB nacional, desponta como um nome de peso na disputa pelo cargo. Para Futuca, Rossi possui grande habilidade em "tratar os assuntos de relevância para o país".

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp