Política

Vereadores acusam prefeito de Aracaju de maltratar famílias e usar marketing em operação nas Mangabeiras

Sergio Silva/Prefeitura de Aracaju
Na última quarta-feira (29), a mãe do garoto que teve foto veiculada nas redes do prefeito de Aracaju cumprimentando um guarda municipal afirmou ao AjuNews que ainda está sem teto  |   Bnews - Divulgação Sergio Silva/Prefeitura de Aracaju

Publicado em 30/07/2020, às 15h12   Eduardo Costa/AjuNews


FacebookTwitterWhatsApp

A retirada das famílias da ocupação das Mangabeiras, no bairro 17 de Março, em Aracaju, repercutiu negativamente entre vereadores da capital. Em entrevista ao AjuNews na manhã desta quinta-feira (30), os parlamentares Elber Batalha (PSB) e Cabo Amintas (PSL) afirmaram que o prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) “maquia” uma “ação mentirosa com marketing”.

Na última quarta-feira (29), a mãe do garoto que teve foto veiculada nas redes do prefeito de Aracaju cumprimentando um guarda municipal afirmou ao AjuNews que ainda está sem teto. Questionados sobre a situação, ambos os parlamentares concordaram com a ideia da urbanização do local, ressaltando, inclusive, que ele foi aprovado pela Câmara Municipal de Aracaju, mas teceram duas críticas a como a operação está sendo feita.

“Esse detalhe citado da reportagem é o retrato da administração de Edvaldo Nogueira, uma administração fake. A imagem passada não corresponde. Ele põe na publicidade um menino cumprimentado pelo policial, dizendo que o tratamento foi bonito, e depois a família diz que não tem nem onde morar. No meio de um escândalo como o da Operação Serôdio, ele some. O grande dilema hoje é ‘cadê Edvaldo Nogueira?’. No meio de um escândalo com a PF, ele tenta apagar a questão”, disse Elber Batalha.

“Isso já foi motivo de discursos meus na Tribuna da Câmara. Como em toda gestão de Edvaldo Nogueira, ele comprova que se baseia em mentiras. Ele utiliza a criança mostrando uma falsa felicidade dos moradores, em que hoje todos estariam em uma casa ou aguardando o seu imóvel. Essa família é apenas uma das centenas que continuam sofrendo com isso, afirmou Cabo Amintas.

Amintas seguiu destacando que recebeu informações de moradores do local de que um funcionário da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) era o chefe da invasão. Segundo ele, o funcionário conhecido como “Buiú” é próximo do Executivo.

“As pessoas apontavam um funcionário da Prefeitura como o chefe da invasão, que exercia poder com ameaças. É uma liderança na visão de Edvaldo. Esse cara, conhecido como ‘Buiú’, está em todas as fotos com o prefeito. E trata-se de um elemento cujo qual levei denúncias ao Ministério Público, e não vou recuar. Tenho conversas com ocupantes das Mangabeiras afirmando que algumas pessoas perdiam barracos para quem não estava cadastrado. A iniciativa de se levar pessoas que moravam naquela situação desumana para um imóvel é ótima, se fosse verdade. O garoto da foto serviu para propaganda de Edvaldo Nogueira, e a família está aí, desamparada e sem teto”, pontuou.

Elber também tocou na questão da dificuldade do cadastro das famílias, lembrando que isso está fazendo com que várias fiquem sem ter onde morar após deixarem as Mangabeiras: “Existe agora outra problemática, várias famílias que ocupavam aquela área não estão incluídas no cadastro de recebimento das casas, e não se sabe o que se fez. Existem famílias indicadas por questões eleitorais? Isso deve ser questionado. Várias famílias que contavam no cadastro não serão beneficiadas. Se algumas famílias chegaram depois, foi por desorganização da própria prefeitura. A forma de retirada e a organização estão sendo desastrosas”, encerrou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp