Política

“Quem tem poder econômico simplesmente não paga e entra na Justiça", diz Guedes sobre impostos

Isac Nóbrega/PR
Declaração foi dada durante audiência pública na comissão mista da reforma tributária no Congresso Nacional  |   Bnews - Divulgação Isac Nóbrega/PR

Publicado em 05/08/2020, às 13h17   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou nesta quarta-feira (5) que empresários com poder econômico não pagam impostos e ingressam com ações na Justiça para contestar ações de cobrança ou alíquotas cobradas pela Receita Federal.

De acordo com informações do portal UOL, a declaração foi dada durante audiência pública na comissão mista da reforma tributária no Congresso Nacional. Guedes descreveu o sistema tributário brasileiro como "perverso" e "ineficiente".

"Temos um regime tão ruim que tem [mais de] R$ 300 bilhões em desoneração [ao ano]. Ou seja, quem tem poder político consegue desoneração. E [há] outros R$ 3,5 trilhões de contencioso. Quem tem poder econômico simplesmente não paga e entra na Justiça", disse.

Também segundo a publicação, os parlamentares que participam da audiência pública pediram que o governo envie toda a proposta de reforma tributária ao Congresso. O Ministério da Economia, contudo, defende enviar a reforma por partes.

A primeira, que já chegou ao Congresso, unifica o PIS e a Cofins e cria a Contribuição Social sobre Operações com Bens e Serviços (CBS), com alíquota de 12%. A medida não reduz a carga tributária, e apenas simplifica o pagamento do tributo.

A segunda parte deve prever a simplificação do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). A terceira deve mudar o Imposto de Renda para Pessoa Jurídica (IRPJ) e criará a tributação de dividendos. 

Por fim, a quarta parte, deve acabar com a contribuição patronal de 20% sobre a folha de salários e instituirá um imposto que incidirá sobre todas as movimentações bancárias, uma "nova CPMF".

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp